person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filmes com Fernando Alves Pinto têm sessões com presença do ator em Porto Alegre

Exibições ocorrem na Casa de Cultura Mario Quintana hoje e amanhã

Fernando Alves Pinto participa de sessões comentadas e de uma oficina no Estado | Foto: Acervo Pessoal / Divulgação / CP

A Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), apresenta o especial “Três Filmes com Fernando Alves Pinto”, com a participação do ator em todas as sessões. A programação será realizada nestes 5 e 6 de agosto na Sala Eduardo Hirtz. Intérprete de duas dezenas de longas brasileiros, Fernando Alves Pinto é paulista e tem 30 anos de carreira. Hoje o público pode assistir ao drama “Para Minha Amada Morta” (2016), dirigido por Aly Muritiba, em que o ator é o protagonista. A sessão começa às 19h. 

O ciclo segue amanhã, sábado, com dois títulos assinados por diretores locais: “Legalidade”, de Zeca Brito (2018), que será exibido com recursos de acessibilidade, às 14h; e “Anahy de Las Misiones”, do falecido cineasta Sérgio Silva (1997), um dos títulos mais emblemáticos do cinema do Rio Grande do Sul, às 19h.

OFICINA - Além da participação nas sessões, o ator está no Rio Grande do Sul para a oficina "Preparação Corporal e Vocal para Audiovisual", do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, promovido pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

“Fernando Alves Pinto é ator icônico da filmografia do Rio Grande do Sul. Ele participou da retomada do cinema brasileiro com o emblemático Anahi de Las Misiones, de Sérgio Silva. O ator tem, costumeiramente, emprestado seu talento a personagens que levam belas histórias do povo gaúcho, em diferentes filmes de curta e longa-metragem. Sua oficina é um presente para a cidade de Gramado no ano do cinquentenário do maior festival de cinema do país”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.

Os encontros da oficina serão presenciais, de 7 a 12 de agosto, de domingo a sexta-feira, das 9h às 19h. Será um curso intensivo, realizado no Centro Municipal de Cultura de Gramado (Rua Leopoldo Rosenfeld, 818). A atividade pretende aproximar atores, amadores e profissionais, da linguagem de interpretação para cinema.

Adriana Androvandi