person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Filmes integram Mostra Campus Antropoceno Brasil

Exibições ocorrem na Cinemateca Capitólio a partir desta terça-feira, dia 8, até o dia 16 de novembro

Curta 'Tava, A Casa de Pedra' é um dos títulos que marcam presença na Mostra Campus Antropoceno Brasil | Foto: Divulgação / CP

A Mostra Campus Antropoceno Brasil ocorre na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085), desta terça-feira, dia 8, a 16 de novembro. A programação de filmes, em correalização com o Goethe-Institut Porto Alegre, tem entrada franca. Contempla desde documentários e relatos etnográficos a ficções científicas e cinema indígena. A curadora da Mostra, Anelise De Carli, destaca a diversidade de gêneros cinematográficos presentes na seleção, todos com uma preocupação ecológica central: “Os títulos tratam da crise climática, das cosmovisões de povos originários, do extrativismo, do consumo e do desperdício. Falam sobre a crise do presente, de como chegamos aqui, e da esperança para um futuro diferente”, diz a curadora.

A sessão de abertura apresenta, nesta terça-feira, às 19h, a sessão comentada de dois filmes, “Tava, a casa de pedra”, de Ariel Kuaray Ortega, e “Opy’i regua”, Sérgio Guidoux e Julia Gimenes. Além desses títulos, a curadora também destaca a seleção de curtas produzidos pelo Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à Covid-19 (Pari-C). A parceria estabelecida do Campus Antropoceno Brasil com a Universidade de Harvard (EUA) garantiu a exibição de uma seleção de filmes do prestigiado Sensory Etnographic Lab, que produz filmes experimentais voltados ao estudo etnográfico. 

A Mostra faz parte do evento Campus Antropoceno Brasil, que promove uma semana de debates e atividades sobre mudanças climáticas e os impactos ambientais. Ações estão sendo realizados na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) até 12 de novembro. “O Campus é uma oportunidade para se inteirar de todo o debate acerca do Antropoceno, tratado por cientistas e pesquisadores como uma nova época climática que estamos adentrando, marcada pelos efeitos da ação humana sobre o clima”, diz Alyne Costa, coordenadora do projeto, ao lado de Anelise De Carli, Fernando Silva e Silva e André Araujo. Esta edição é a primeira edição a ser realizada no Brasil. O evento está ligado ao Anthropocene Curriculum, iniciativa internacional liderada pela Casa das Culturas do Mundo (HKW) e o Instituto Max Planck de História das Ciências (MPIWG). Para mais informações acesso o site.

Correio do Povo