person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fundação Iberê Camargo inicia programação de 2018 neste fim de semana

Agenda conta com ativação da obra "Chuvaverão", exibição de filme e música ao pôr do sol

Fundação Iberê Camargo inicia programação de 2018 neste fim de semana | Foto: Nilton Santolin / Divulgação / CP
A Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, retoma sua programação com várias atividades no primeiro final de semana do ano. A agenda conta com a ativação da obra "Chuvaverão", Cine Iberê com sessão comentada do filme-ensaio "Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz" e apresentação do DJ Hellmann. Além disso, foram prorrogadas as exposições "Sombras no Sol" e "Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul", que podem ser visitadas das 15h às 20h no sábado e no domingo. A entrada é gratuita em todos os eventos.

Nos dois dias, também das 15h às 20h, o público poderá conferir a obra "Chuvaverão", do coletivo carioca OPAVIVARÁ. O projeto consiste na instalação de quatro grandes chuveiros ao ar livre, que podem ser utilizados pelos visitantes. A intenção dos artistas é gerar reflexões sobre as experiências cotidianas.

O coletivo também participa da exposição "Vivemos na Melhor Cidade da América", com a obra Sofaraokê. A mostra, que analisa a paisagem estética e política do Rio de Janeiro, contempla pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances de artistas brasileiros e destaca um trecho da canção "Baby", de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência.

Já a exposição "Sombras no Sol" traz 41 peças do acervo – entre pinturas, desenhos, gravuras e documentos – de Iberê Camargo que retratam sua visão sobre a “Cidade Maravilhosa”, onde morou por 40 anos. A mostra tem curadoria de Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai e exibe também um conjunto de documentos que registram a censura a uma de suas obras durante o V Salão Nacional de Arte Moderna, em 1956, no Rio de Janeiro.

O domingo será dia de assistir à exibição de "Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz", de Joel Pizzini. Esta sessão do Cine Iberê ocorre a partir das 16h e será comentada pelo pesquisador em cinema e doutor em comunicação Jamer Guterres de Mello. Vencedor do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários em 2012, o filme-ensaio recria o ideário de Rogério Sganzerla, cineasta conhecido por títulos como "O Bandido da Luz Vermelha" (1968) e "A Mulher de Todos" (1970). Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas hoje com personagens-chave de sua obra, o filme revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo, numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista.

Ainda no domingo, a partir das 17h, o DJ Hellmann fecha a programação com música ao pôr do sol. Ele apresenta um set inspirado na Tropicália e sua vertentes.

Correio do Povo