person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governador decreta luto oficial pela morte de Scliar

Escritor será nome de prêmio de literatura no Estado

Governador decreta luto oficial pela morte de Scliar | Foto: Paulo Nunes
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou que o governo do Estado decretará três dias de luto oficial devido à morte do escritor Moacyr Scliar, ocorrida na madrugada deste domingo. Ele esteve à tarde na Assembleia Legislativa, onde o corpo de Scliar está sendo velado. O governador também anunciou que criará um prêmio literário em homenagem a Moacyr Scliar, voltado alternadamente para poesia e conto.   

“O grande Moacyr Scliar”, por Juremir Machado da Silva

Scliar morreu por volta da 1h devido à falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 11 de janeiro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um pólipo intestinal. Quando recuperava-se do procedimento, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, em 17 de janeiro.

A morte de Scliar teve repercussão em diversas esferas da sociedade brasileira. A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou que recebeu com muito pesar a notícia da perda do escritor. Para ela, “Scliar foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana”. A Academia Brasileira de Letras, na qual o gaúcho ocupava a cadeira número 31 desde 2003, também decretou luto. O secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, também lamentou a morte: "Era um escritor completo", definiu.

Bookmark and Share

Correio do Povo