person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grupo gaúcho Andanças viaja para a Europa

Com sede em Porto Alegre, o grupo vai representar o Brasil em festivais de danças folclóricas na Itália

Juliane Vicente e Mauricio Cruz, bailarinos do grupo em show no Chile | Foto: Roland Tandaypan / Divulgação / CP

Entre os dias 2 e 17 de agosto, o Grupo de Danças Populares Andanças, de Porto Alegre, participará de dois festivais de folclore na Itália representando a cultura popular brasileira. O primeiro será na cidade de Taurano, na região de Nápoles, entre os dias 2 e 7. Haverá apresentações também na Ilha de Capri. E, do dia 9 a 17, o segundo festival será na Sardenha. 

Junto com os diretores Clóvis Rocha e Cláudia Dutra, irão outros 27 integrantes, entre bailarinos, bailarinas e músicos. Serão apresentadas danças populares de várias regiões do Brasil. Além das danças gauchescas, integram o programa ritmos como carimbó, maçariquinho, bumba meu boi, forró, xaxado, frevo, maracatu, maculelè e, claro, samba.
Ambos os festivais fazem parte do CIOFF Itália, uma organização não governamental fundada em 1987, é filiada ao CIOFF internacional e à Unesco. 

O Grupo Andanças iniciou como um projeto de extensão na Ufrgs, no curso de Educação Física, mas depois seguiu de forma independente. Os ensaios ocorrem por meio de parcerias, em espaços da Capital como a Concha Acústica do Theatro São Pedro e Casa de Cultura Mario Quintana. O grupo é custeado por mensalidades de bailarinos e por apresentações realizadas (contato pelo WhatsApp 51 9944-2014).

Sua primeira viagem internacional foi em 2002 para a França. Nesses 24 anos, o grupo representou o Brasil em festivais na República Tcheca (2004), Chile (2010, 2015 e 2023), Grécia (2011 e 2016), Argentina (2012), Itália (2013), França (2014), México (2015), Holanda (2017), Peru (2018) e Espanha (2019). O grupo ganhou prêmios como o Açorianos de Dança, em 2013, pelo Festival de Folclore realizado em Porto Alegre e o prêmio da Assembleia Legislativa na sua categoria.

"É uma grande honra, mais do que isso uma responsabilidade, pois estamos levando na bagagem a representação da rica sabedoria e da cultura popular de nosso povo. Seja onde for o Grupo Andanças sabe deste seu compromisso e tenta sempre divulgar da melhor maneira a diversidade brasileira", disse o diretor Clovis Rocha.

 

Correio do Povo