person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Gustavo Gasparani encena “Ricardo III” de William Shakespeare

Exibições vão até sexta-feira no Teatro Bruno Kiefer em Porto Alegre

Gustavo Gasparani interpreta grande clássico da dramaturgia sozinho no palco no Teatro Bruno Kiefer | Foto: Nil Caninê / Divulgação / CP
Gustavo Gasparani sozinho no palco encena “Ricardo III”, de William Shakespeare, em exibições desta quarta a sexta-feira, às 18h, no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ (Andradas, 736), dentro do 22º Porto Alegre em Cena. Ele, ao lado do diretor Sérgio Módena, oferece um novo ponto de vista para o clássico da literatura.

A adaptação para um monólogo conta com Gasparani vivendo 21 dos 54 personagens do texto original. Entre os personagens, foi incluído um narrador, o próprio ator, que guia o espectador pelas vilanias de Ricardo III. O narrador representa alguém que se aproxima do público para contar a história do rei. O figurino de Gasparani é bem atual, calça jeans, uma blusa cinza e tênis.

No palco com ele estão uma luminária, uma mesa, um quadro negro, canetas, um apagador e um cabideiro, objetos que ajudam na interpretação. O humor diabólico de Ricardo III e seus planos malignos e cheios de ressentimento são transmitidos por meio de uma narrativa elaborada.

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, a peça retrata o final da Guerra das Rosas (1455-1485), conflito sucessório pelo trono da Inglaterra que coloca em choque político a Casa Real de York e a Casa Real de Lancaster. Ricardo, Duque de Gloucester, não sente remorso ao eliminar seus adversários, tramando complôs, traindo familiares e casando-se por interesse com o único fim de chegar ao trono. Ingressos no local ou pelo site Ingresso Rápido.

Correio do Povo