person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Há 118 anos, um dia na vida de Leopold Bloom

História de Ulysses, de James Joyce, foi publicada em 1922, mas o Bloomsday de 1904 será lembrado pelo Instituto Ling e CCMQ

Uma das primeiras edições de ‘Ulysses’ registrada em Dublin, em 2004 | Foto: Fran Caffrey / AFP / CP Memória

O Instituto Ling e a Casa de Cultura Mario Quintana se uniram para realizar o Bloomsday 2022 - programação especial dedicada ao escritor irlandês James Joyce (1882-1941) e a sua obra máxima, “Ulysses”. O Bloomsday se remete ao 16 de junho de 1904 vivido por Leopold Bloom em Dublin. A comemoração terá duração de dois dias, iniciando com atividades como sessão de cinema e degustação de café irlandês na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), nesta quinta, a partir das 18h. A atividade começa em performance com o ator João Petrillo interpretando Leopold Bloom, na Livraria Taverna, com sorteio de um exemplar da edição comemorativa de 100 anos de Ulysses, publicada este ano pela Companhia das Letras. Às 18h30min, ocorre degustação de irish coffee, bebida à base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly, na cafeteria Luciamaria. Às 19h, será exibido o filme “Os Vivos e os Mortos”, de John Huston, na Cinemateca Paulo Amorim. Depois da sessão, os visitantes poderão curtir os bares Térreo e Lola Bar de Tapas, com opções de pratos e bebidas típicas inspiradas na culinária irlandesa. 
No sábado, 18, segue a programação conjunta no Instituto Ling (João Caetano, 440), com pocket shows e painéis para discutir a importância do livro e de seu autor. A programação poderá ser acompanhada no Ling e pelo youtube.com/c/InstitutoLingCultural, a partir das 16h. Haverá pocket shows da banda de música tradicional irlandesa Irish Fellas e intervenções e esquetes com o ator João Petrillo dando vida a Leopold Bloom. 
Para debater e analisar detalhes de “Ulysses”, haverá dois painéis, com mediação do jornalista, escritor, livreiro e crítico literário Milton Ribeiro. O primeiro reúne os escritores e professores de literatura Jeferson Tenório e Donaldo Schuler discutindo a importância de Joyce e Ulysses para a literatura. O segundo terá participação do cineasta Carlos Gerbase e dos psicanalistas Edson Souza e Elida Tessler questionando a loucura e a lucidez do irlandês.

Correio do Povo