person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Heloisa Buarque de Hollanda toma posse na Academia Brasileira de Letras

A escritora tomou posse da cadeira 30, substituindo Nelida Piñon, e recebeu diploma da atriz Fernanda Montenegro

Heloisa Buarque de Hollanda é considerada uma das maiores pensadoras do feminismo brasileiro | Foto: Marcelo Correa / Divulgação / CP

A Academia Brasileira de Letras promoveu sessão de posse na última sexta-feira, dia 28. Uma das maiores pensadoras do feminismo brasileiro Heloisa Buarque de Hollanda toma posse na cadeira 30, substituindo Nelida Piñon, morta em 2022. Ela é a 10ª mulher a tomar posse na ABL.

Na cerimônia, o diploma foi dado por Fernanda Montenegro, e o colar, por Rosiska Darcy de Oliveira. Na saída, Cacá Diegues, Domicio Proença e Geraldo Carneiro a acompanharão até a sala de cumprimentos.

Participaram do evento acadêmicos como Edmar Bacha, Antonio Cícero e Antonio Carlos Secchin e Ana Maria Machado. 

Heloísa Buarque de Hollanda

A escritora Heloisa Buarque de Hollanda ficou conhecida como o seu nome de casada, mas recentemente optou por voltar ao nome de solteira: Heloisa Teixeira. 

Heloisa criou e participa da Universidade das Quebradas, um programa de extensão na UFRJ, que promove o diálogo de produtores culturais e artistas das periferias com a comunidade acadêmica.

Autora de livros que fizeram história nos anos 60, 70 e 80, como “26 Poetas Hoje”, “Macunaíma, da literatura ao cinema” e “Feminista, eu?”, ela agora está envolvida em três outras criações e será tema de dois documentários. “Helô”, feito por seu filho Lula, com roteiro de Isabel de Luca e Julia Anquier, com imagens captadas há sete anos, à espera da posse para ser finalizado. “A ideia é mostrar a trajetória profissional e pública da escritora e também o seu lado pessoal de avó, que gosta de viver cercada pelos netos, explica Lula. “O nascimento de H. Teixeira” da cineasta Roberta Canuto com produção de Clelia Bessa, em parceria com o Canal Curta!, está previsto para estrear ano que vem.

A ABL transmitiu a posse no YouTube: 

Correio do Povo