person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

História indígena é tema de nova exposição no Memorial do Rio Grande do Sul

"Índios no Rio Grande: uma História de lutas, dificuldades e resistência" fica em cartaz até dia 31 de maio

Mostra irá contar com documentos e imagens desde os primórdios da ocupação do Rio Grande do Sul, no século XVII, até a atualidade | Foto: Jean Batiste / Divulgação / CP

A presença do indígena no Estado é tema da mais nova exposição do projeto "Mês a Mês na História", do Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1020), em Porto Alegre. Com entrada gratuita, a mostra, intitulada "Índios no Rio Grande: uma História de lutas, dificuldades e resistência" fica em cartaz desta terça-feira até dia 31 de maio.

Para a exposição, foram selecionados documentos e imagens desde os primórdios da ocupação do Rio Grande do Sul, no século XVII, até a atualidade, como parte da programação do evento "Abril 2019: conhecimentos e territórios tradicionais". Com pesquisa elaborada por acadêmicos e parte da equipe do Arquivo Histórico do RS, o objetivo é evidenciar a falta de compreensão e a eliminação da cultura deste povo na história do Estado.

São destaques do acervo as concessões de sesmarias nos territórios indígenas, incursões de extermínio na fronteira platina e as catequeses nos aldeamentos, além das visões dos positivistas no início do século XX. Além disso, também completam o quadro histórico as imagens da catedral das Missões, reproduções litográficas de Debret e fotografias de povos indígenas em tempos atuais.

Correio do Povo