person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

IAB-RS lança dois editais de cultura, um deles com o Grupo Cerco

Inscrições para artistas e coletivos podem ser feitas até 28 de abril

| Foto: ACERVO IAB-RS / DIVULGAÇÃO / CP

Após um hiato de 5 anos da última edição do Edital de Artes Visuais – Galeria IAB, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), a instituição volta a divulgar sua tradicional iniciativa. O objetivo é proporcionar que artistas e coletivos artísticos possam ocupar espaços do Solar, localizado no Centro Histórico, com propostas expositivas durante o ano de 2024. A novidade é o Edital de Ocupação Artístico-Cultural, realizado em parceria com o Grupo Cerco, que tem a mesma proposta, porém direcionado para artistas das áreas de teatro, música e dança.

As inscrições para ambos estão abertas até o dia 28 de abril. O formulário e mais informações podem ser encontrados no site iabrs.org.br, dentro da aba “projetos”.

A iniciativa cultural, paralisada em função da pandemia do covid-19, retornou fortalecida. O diretor cultural do IAB-RS, Fábio Albano, destaca que “é um prazer enorme retomar o edital, ainda mais essa novidade desenvolvida em parceria com o Grupo Cerco, que é o gestor do Espaço Cerco Cultural, situado no andar térreo do Solar,” disse.

O anúncio foi feito durante as comemorações de 76 anos da instituição. Albano ressalta ainda a importância da Galeria IAB. “Ela existe há quase 60 anos. Entre 2009 e 2019, nosso último período expositivo, foram mais de 112 exposições de artistas e coletivos, um número expressivo que a gente busca fazer frente com os novos editais”, ressalta.

Para a integrante do Grupo Cerco, Manoela Wunderlich, a parceria com o IAB-RS é de grande importância para a sobrevivência do grupo. “Há mais de cinco anos fazemos essa ocupação no térreo do Solar, onde desenvolvemos pesquisa de linguagem de grupo, construímos espetáculos e onde está o nosso acervo. Essa nova parceria, o primeiro edital conjunto, visa ampliar a abrangência que temos em receber outros artistas, e também dar acesso para artistas emergentes que não conseguem alcançar esses locais”, disse.

Correio do Povo