person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

IEL lança a quarta edição do Prêmio Minuano de Literatura

O escritor Dilan Camargo é o patrono da edição de 2021

Escritor Dilan Camargo | Foto: Luis Ventura / CP Memória

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lança a quarta edição do Prêmio Minuano de Literatura, em nove categorias. O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à escrita. Na edição 2021, o prêmio terá como patrono o escritor Dilan Camargo.

Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no Estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2020 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, Texto Dramático e Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros).

As inscrições ocorrem de 11 de maio a 12 de julho de 2021. Regulamento e formulário disponíveis no website ielrs.blogspot.com ou diretamente por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1

As inscrições podem ser enviadas por correio ou entregues na sede do IEL (Rua André Puente, 318, Porto Alegre). Mais informações podem ser obtidas nos e-mails iel@sedac.rs.gov.br ou andrearussomano@gmail.com, pelo telefone (51) 3314-6450 e WhatsApp (51) 99196-5230.

COMISSÃO

A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria.

Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação ou anúncio virtual de premiação no canal de YouTube do IEL, e receberão o Troféu Minuano de Literatura.

PATRONO

Dilan Camargo nasceu em Itaqui, fronteira oeste do RS, em 1948. Autor de dezenas de obras em diversos gêneros, incluindo teatro, conto e composição musical, dedica-se especialmente à poesia voltada para o público infantojuvenil, área em que é um dos mais destacados escritores gaúchos. Foi o patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (2015).