person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ingrid Guimarães recebe o Troféu Cidade de Gramado

Atriz revela que é a primeira vez que participa do Festival de Cinema

Ingrid Guimarães recebeu homenagem das mãos do prefeito de Gramado, Nestor Tissot | Foto: Cleiton Thiele - Pressphoto

A atriz Ingrid Guimarães recebeu o Troféu Cidade de Gramado das mãos do prefeito Nestor Tissot na noite desta quinta-feira no Palácio dos Festivais. Emocionada, ela destacou em seu agradecimento no palco os profissionais com quem trabalhou e ainda trabalha, além de homenagear comediantes brasileiros que abriram caminho para a sua geração. A artista também dedicou o troféu à sua mãe, que estava presente no evento. 

Em seu discurso, Ingrid também defendeu a cota de tela, que está em processo de ser renovada, regulação para que as salas de cinema exibam um mínimo de filmes brasileiros em suas grades de horários. Sugeriu que se faça pedidos a Brasília para seja aprovada. "Caso contrário, em breve só serão exibidos filmes de super-heróis no país, que tomam todas as salas. Além disso, espero que o público volte, cada vez mais, a frequentar os cinemas", completou.

Em entrevista à tarde, ela revelou que é a sua primeira vez em Gramado. "Geralmente atores de comédia ou de filmes populares não são convidados para festivais", analisou. Por isso, ela celebra esse reconhecimento. "O gênero comédia também era dominado por homens. Minha geração teve de abrir caminho", comentou.

Ingrid, 50 anos, refletiu um pouco sobre sua trajetória. Com 30 anos de profissão, ela começou na carreira atuando em teatro e televisão. "Fiz minha primeira participação no cinema com 37 anos", contou. Muitos de seus filmes levantaram questões importantes para as mulheres, como casamento, maternidade, sexualidade e a divisão do tempo entre trabalho e família.

Entre seus longas, estão a trilogia "De Pernas Pro Ar" e "Fala Sério, Mãe". "Sinto que meus filmes trouxeram uma libertação para muitas questões femininas", conclui. A  artista destaca a importância de se conversar sobre assuntos que antes não eram levantados pelas mulheres para se falar abertamente. Nas obras em que ela trabalha como produtora, procura levar à tela experiências sobre o que viu ou viveu. Ultimamente, o tema etarismo tem lhe interessado.

 

PROJETOS

 

 Recentemente Ingrid foi contratada pela plataforma de streaming Prime Video para o setor criativo, além da atuação. Por isso, tem criado projetos próprios.

Sobre os trabalhos em que o público poderá vê-la em breve, ela conta que no final do ano vão estrear duas produções em que ela trabalha, um filme de Natal com Lázaro Ramos, em que vivem um casal, e outro com Tatá Werneck, em que atuam como irmãs. E comemora a parceria com estes dois artistas. "Rimos muito juntos."

Adriana Androvandi