person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2024 abrem nesta segunda-feira

Além de romance e conto, a partir deste ano livro de poesia também entra na disputa

| Foto: Davi Boaventura / Divulgação / CP

A partir desta segunda-feira, dia 25 de março, abrem as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2024. Para a 21ª edição, além das categorias romance e conto, escritores também poderão concorrer com livros de poesia.

Interessados devem inscrever suas obras inéditas, que não podem ter sido publicadas nem física ou digitalmente, pelo site Sesc até 22 de abril, de forma gratuita.

Do Rio Grande do Sul, quatro autores já foram premiados na distinção do Sesc, que é uma das mais importantes e consagradas do Brasil, pensada para escritores nunca lidos antes. A primeira gaúcha a vencer foi Luisa Geisler. Em 2011, ela foi reconhecida na categoria conto com a obra “Contos de mentira” e, em 2012, por seu romance “Quicá”. Tobias Carvalho venceu em conto com “As coisas”, em 2018, seguido por Tônio Caetano, no mesmo segmento, com “Terra nos cabelos”, em 2020. Mais recentemente, em 2022, Taiane Santi Martins ganhou em romance com o livro “Mikaia”.

Prêmio

Outra novidade da edição deste ano é que os vencedores receberão, além da publicação do livro impresso e e-book pela Editora Senac Rio, R$30 mil em dinheiro cada. Além disso, os ganhadores também irão circular pelo país em eventos literários recebendo cachê por cada participação.

Seleção

As obras serão analisadas por comissões julgadoras, constituídas exclusivamente para esta finalidade, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários de todo o País. O critério de seleção é mérito literário. Os resultados serão divulgados pelo site do Prêmio em agosto e, posteriormente, acontecerá a cerimônia oficial de premiação, com menção honrosa ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo que tenha inscrito seu trabalho no projeto, caso isso aconteça.

Correio do Povo