person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Iron Maiden processa empresa por violação “incrivelmente flagrante” de marca no jogo Ion Maiden

Grupo exige dois milhões de dólares em danos e que 3D Realms cancele o registro na Internet

Banda argumenta que o jogo é semelhante ao seu "Legacy of the Beast" e dá exemplos de fãs escrevendo que presumiram que iniciativa fosse deles | Foto: Iron Maiden / Divulgação / CP

A banda britânica de heavy metal Iron Maiden processou a publicadora e desenvolvedora de videogames 3D Realms por causa do jogo Ion Maiden, descrito como uma violação “incrivelmente flagrante” de sua marca registrada. O grupo exige dois milhões de dólares em danos e argumenta que a "apropriação indébita e o uso de uma imitação praticamente idêntica cria uma possibilidade de confusão". "O nome Ion Maiden do é quase idêntico à marca Iron Maiden na aparência, som e impressão comercial geral. O réu também usa o nome para vender mercadorias, incluindo camisas e mouse pads. Eles começaram a usar Ion Maiden, sem autorização, em um esforço para confundir os consumidores em acreditar que os produtos e serviços são de alguma forma afiliados ou aprovados pela banda", afirma o texto.

No documento, os advogados consideram que, "sem sequer examinar o conteúdo do videogame, a confusão é inegável por causa do uso virtualmente idêntico da icônica marca Iron Maiden para videogames, um produto que a banda tem vendido há quase 20 anos e camisetas, um produto que o grupo tem comercializado há quase 40 anos ". Existem ainda outros indícios, como "a intenção de transacionar a marca adotando Shelly Harrison como o nome da sua principal personagem, uma tentativa de copiar o nome de Steve Harris, um fundador e compositor do Iron Maiden, e a adoção de uma fonte similar de corte de aço para seu nome, sabendo que o Iron Maiden também usa uma fonte de corte de aço para sua icônica marca".

Além disso, a banda argumenta que o jogo é semelhante ao eu "Legacy of the Beast" e dá exemplos de fãs escrevendo online que presumiram que fosse deles mesmo. "O arguido está indubitavelmente ciente da existência do grupo e está tentando negociar a notoriedade do Iron Maiden porque, aliás, o réu optou por usar o nome exato de Iron Maiden e foi instruído a cessar e desistir. Em resposta a isso, abandonou o seu pedido de marca registrada para Ion Maiden, mas optou por continuar desafiadoramente a usar tal nomenclatura". A ação também exige que a empresa cancele o registro do nome de domínio ionmaiden.com ou transfira a propriedade desse registro.

Ion Maiden é um first-person shooter – "tiro em primeira pessoa", um gênero de jogo de computador e consoles, centrado no combate com armas de fogo no qual se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista – que será lançado para PS4, Xbox One e Switch ainda em 2019. A história segue Shelly “Bombshell” Harrison, que recebeu seu codinome por desativar bombas para a Global Defense Force. A 3D Realms respondeu no Twitter, escrevendo: "Recentemente ouvimos falar de uma ação movida na Califórnia pela banda Iron Maiden, alegando que nosso atirador de primeira pessoa Ion Maiden (@Bombshell_Game) está infringindo sua marca registrada".

"Pelo que ouvimos, o processo afirma que nosso personagem principal Shelly Harrison, que originalmente estreava na Bombshell de 2016, é baseado em seu músico Steve Harris; nosso ícone de bomba de caveira encontrado no jogo é baseado no mascote de esqueleto Eddie; nosso logo é baseado na deles e em outras afirmações frívolas que qualquer um que tenha interpretado Ion Maiden encontraria".

"Nós da 3D Realms, nossos co-publicadores 1C Entertainment e o desenvolvedor Voidpoint analisaraemos nossas opções assim que recebermos a notificação oficial da ação e tomarmos as decisões necessárias no momento apropriado. Independentemente disso, todos continuam trabalhando diligentemente no Ion Maiden para oferecer a melhor experiência possível ainda este ano".

Correio do Povo