person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Javier Cercas e Alejandro Zambra são os convidados do Fronteiras do Pensamento desta segunda-feira

Abertura da noite contará com a presença de Maria Carpi, patrona da Feira do Livro

Jornalista e escritor espanhol Javier Cercas, autor de ‘Soldados de Salamina’, fará conferência com Alejandro Zambra | Foto: Jose Luis Roca / Divulgação / CP
O escritor espanhol Javier Cercas e o autor chileno Alejandro Zambra sobem ao palco juntos no Fronteiras do Pensamento, nesta segunda-feira às 19h45min, no Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110). A conferência será a noite especial da Braskem, que patrocina o Fronteiras e a Feira do Livro de Porto Alegre. A abertura contará com a presença do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin, e da patrona da Feira, Maria Carpi.

Cercas é reconhecido por explorar em seus livros os limites entre realidade e ficção. Doutor em Filologia Hispânica pela Universidade Autônoma de Barcelona, teve sua obra traduzida para mais de 30 idiomas. É colaborador do jornal El País desde 1999, e atuou como professor nas universidades de Illinois (EUA) e Girona, na Cataluña. Em 2001, publicou “Soldados de Salamina”, romance que vendeu mais de 1 milhão de cópias.

A obra recebeu elogios de escritores como Mario Vargas Llosa, J. M. Coetzee e Susan Sontag e recria o momento dramático da vida do escritor e ideólogo da Falange Rafael Sánchez Mazas na guerra civil espanhola. Discípulo de Miguel de Cervantes e amigo do chileno Roberto Bolaño, Cercas usa a literatura para propor reflexão sobre o passado da Espanha e do mundo ocidental e a relação com o presente. Cercas é autor de “O Impostor”, “A Velocidade da Luz” e “Anatomia de um Instante”.

Zambra é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Ele foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, atua como poeta, romancista e ensaísta.

Correio do Povo