person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Jornalista deixa New Yorker após inventar declarações de Bob Dylan

Jonah Lehrer publicou comunicado admitindo a criação de citações do lendário compositor

Jornalista deixa New Yorker após inventar declarações de Bob Dylan | Foto: David Jeskins/AFP/CP
Jonah Lehrer, autor de um best seller sobre a mente e a criatividade, pediu demissão nesta segunda-feira da revista New Yorker por ter "inventado" declarações do cantor Bob Dylan em seu livro "Imagine: How Creativity Works". Em um comunicado que surpreendeu a indústria editorial de Nova Iorque, Lehrer confessou ter "criado" citações do legendário artista.

"As declarações em questão não existiram, foram citações erradas ou representaram combinações impróprias de declarações previamente realizadas", admitiu o escritor de 31 anos. "As mentiras terminaram. Entendo a gravidade da minha situação. Agora quero me desculpar com todos que decepcionei, especialmente meus editores e leitores. Renunciei a meu cargo de escritor da New Yorker", relatou. "Imagine" ocupou o topo da lista dos livros mais vendidos de não ficção do jornal The New York Times.

A Houghton Mifflin Harcourt, editora de Lehrer, reagiu rapidamente afirmando que suspenderá a venda de "Imagine".
Visto como "descolado" no mercado literário, Lehrer foi estudante de neurociência na Universidade de Columbia, em Nova Iorque e trabalhou para diversos jornais e revistas até chegar à New Yorker.

As falsas declarações de Dylan publicadas por Lehrer se referem ao processo de criação de músicas e foram questionadas, pela primeira vez, pelo escritor Michael Moynihan no site da revista TabletMag.  O articulista Michael  Moynihan mostrou destacou que não conseguia localizar algumas falas creditadas a Dylan em qualquer documento de uma grande biblioteca sobre o cantor. Outras citações eram combinações de mais de uma entrevista sem qualquer relação com as perguntas levantadas por Lehrer.


Bookmark and Share

AFP