person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lelei Teixeira autografa livro em São Francisco de Paula

Título da obra é “E fomos ser gauche na vida”

Autora Lelei Teixeira vive em Porto Alegre e neste feriado estará em São Francisco de Paula (RS) | Foto: Luana Dalzotto / Divulgação / CP

O livro “E fomos ser gauche na vida” (Pubblicato Editora, 2020, Porto Alegre), da jornalista Lelei Teixeira, será lançado em São Francisco de Paula, nesta quinta-feira, às 15h, na Miragem Livraria (Av. Júlio de Castilhos 811). Também conhecida como São Chico, esta foi a cidade onde Lelei passou sua infância e adolescência. “Escrevi um livro sobre a minha condição com o desejo de provocar uma reflexão sobre nanismo, preconceito, diferença, inclusão e empatia, e autografar em São Chico é muito estimulante”, diz Lelei. “Reafirmar mais uma vez a importância da nossa luta contra a discriminação em busca de relações mais humanas na cidade onde iniciei essa caminhada me enche de orgulho”.
Projeto antigo de Lelei e da irmã Marlene Teixeira, que morreu em abril de 2015, o livro nasceu da falta e do desejo de falar sobre nanismo e discriminação. A primeira edição, que chegou ao mercado em dezembro de 2020, esgotou em menos de um mês. “Jamais imaginei que a minha escrita fosse tocar tanto as pessoas e abrir tantas portas”, conta a autora. Por conta da repercussão, “E fomos ser gauche na vida” está a caminho da terceira edição.
A foto da capa do livro é da professora e artista visual gaúcha Mariane Rotter, que desde 2002 desenvolve o projeto “Meu ponto de vista”, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão, apresentando um olhar não usual através de autorretratos incomuns. As ilustrações das guardas do livro são do gaúcho Amaro Abreu, um cidadão do mundo que deixa seus desenhos em painéis e muros de diversos países, entre eles o Muro de Berlim. Amaro é autor do livro “Habitat” (Libretos, 2016, Porto Alegre), que reúne parte dos trabalhos que produziu.
No Estado, o livro de Lelei está disponível nas livrarias Bamboletras, Baleia e Isasul em Porto Alegre; Livraria Miragem e loja Essência da Serra, em São Francisco de Paula, e Livraria Laguna em São Lourenço do Sul.