person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Litoral Norte vira atelier para artistas contemporâneos

Projeto de residência artística resultará em obras de arte criadas em diálogo com comunidades locais

Estrada da Laguna, em Terra de Areia, um dos cinco municípios que sediará o projeto | Foto: Paola Fabres/ Casco / Divulgação / CP

Aproximar a arte de moradores de pequenas comunidades, onde não há galerias ou museus, é o mote do "Casco – Programa de Integração Arte e Comunidade", que vai levar doze artistas brasileiros a diferentes pontos do litoral norte. Nesta semana, artistas, moradores, historiadores e entidades farão encontros on-line para falar das características da região, que vai abrigar no próximo fim de semana, os participantes em doze distritos das cidades de Itati, Maquiné, Osório, Terra de Areia e Três Forquilhas.  

Cada artista produzirá uma obra que converse com as particularidades de cada território, utilizando-se do auxílio de um morador local. O assunto e formato poderá ser em vídeo, performance, produção literária, objetual, processual e instalação, entre outras. 

No fim de fevereiro serão apresentados os trabalhos, em evento on-line, pelo Facebook e Instagram @cascoresidencia. A experiência será registrada em um minidocumentário e um livro, com lançamento em abril e distribuição em instituições artísticas gaúchas, bibliotecas e escolas locais.

“O projeto propõe um acesso direto à cultura, sem a mediação de espaços expositivos ou centros culturais. Também valoriza parcerias com os pequenos negócios. Por alocar artistas e curadores de forma descentralizada, buscamos estimular uma rede de economia local, já que hospedagem, alimentação e contratação de representantes comunitários gerarão renda”, diz a crítica de arte Paola Fabres.

Participam: Dirnei Prates, Pablo Paniagua, Daniel Escobar, Tomaz Klotzel e Fabiana Faleiros (RS); a baiana Lilian Maus, que reside em Porto Alegre; Tereza Siewerdt (SC); Arthur L. do Carmo (PR); Daniel Caballero (SP); Thiago Guedes (PE); Carolina Cordeiro e Charlene Bicalho (MG). O processo será acompanhado pelos curadores, Paola Mayer Fabres, Luciano Nascimento Figueiredo e Maria Helena Bernardes e o historiador Maurício Manjabosco.

 

 



 

 

 

Arte & Agenda