person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Livro traz relatos de cinco amigos no Caminho de Santiago de Compostela

Lançamento virtual será realizado neste sábado, Dia de Santiago

Lançamento de “Buen Camino – Vasculhando a Mochila de Cinco Peregrinos" | Foto: Cristiano Castilho dos Reis

Com lançamento virtual previsto para este sábado, “Buen Camino – Vasculhando a Mochila de Cinco Peregrinos” traz as experiências de cinco amigos que peregrinaram até a Igreja de Santiago de Compostela, na Espanha, em rotas, quilometragens e datas diferentes. A data do evento não foi escolhida aleatoriamente, já que em 25 de julho é comemorado o Dia de Santiago, e a transmissão ocorrerá a partir das 20h, pelo Facebook @LosCincoPeregrinos. 

A ideia era lançar o livro com uma caminhada, mas os planos precisaram ser alterados e ajustados conforme a nova realidade, em decorrência ao Coronavírus, que exige distanciamento social e cuidados especiais, além da proibição de aglomerações. O projeto que resultou no livro surgiu depois que os amigos foram instigados pelo professor Luiz Armando Capra Filho, um dos autores, sobre o que fariam com toda a vivência do caminho, que era relembrado em reuniões e cafés eventuais. Além dele, somam a autoria da obra, Eloide Marconi, Lenise Carvalho da Silva, Márcia Helena Bemfica Mombach e Vera Fernandes.

O livro é indicado para quem vai fazer o Caminho de Santiago de Compostela; quem já fez e quer relembrar sua peregrinação; ou ainda para os que têm curiosidade sobre esta, que é uma das mais antigas rotas (com suas dezenas de variantes) de peregrinação do mundo. “Buen Camino” é um apanhado com imagens e relatos sobre essa vivência pelos caminhos de Compostela, que permite ao leitor acompanhar cada passo dado nesta peregrinação. Interessados em adquirirem um exemplar devem acessar a página do evento de lançamento.

Sobre os autores:
Eloide Marconi – A assistente social de 50 anos, residente em Porto Alegre, fez o Caminho Francês em maio de 2018. Estava em busca de uma incrível aventura, em um espaço que, até então, tinha apenas ouvido falar, e com brilhos nos olhos de quem lhe contava sobre ele. Hoje relata que o caminho lhe trouxe leveza à alma.

Lenise Carvalho da Silva – A advogada e empresária, de 50 anos, que mora em Porto Alegre fez Caminho Português Central, saindo de Vila do Conde, em outubro de 2018. A ideia era buscar a superação física e emocional, experimentar o diferente, o autoconhecimento, o crescimento pessoal e espiritual. Revela que viveu um turbilhão de emoções, aprendeu a dar importância ao que realmente importa na vida. E que a intensidade do caminho lhe fez mais feliz, realizada e leve.

Luiz Armando Capra Filho – O professor de 43 anos, morador de Porto Alegre, descobriu o “Camino” quando morava em Portugal e define esta relação como “paixão à primeira vista”. Fez o Caminho Francês duas vezes em 2014: da primeira vez, saiu de Saint-Jean-Pied-de-Port (França) e da segunda, de Sarria (Espanha). 

Márcia Helena Bemfica Mombach, Engenheira civil, 62 anos, residente em Novo Hamburgo, fez o Caminho Português da Costa, com a Variante Espiritual a partir de Pontevedra. A curiosidade de saber o motivo que leva as pessoas a fazerem o caminho a motivou a fazer a peregrinação com o marido, Egon, em maio de 2019. Hoje entende que o caminho não é o final de uma evolução, mas apenas um trecho, uma pequena parcela de contribuição para a busca da nossa essência.

Vera Fernandes – Jornalista e fotógrafa, 51 anos, mora em Novo Hamburgo. Fez o Caminho Português Central em outubro de 2018, com o firme propósito de buscar, pela introspecção, a resposta a perguntas que há tempos vinha fazendo. Do caminho trouxe muitas mudanças à sua vida. E afirmações, como a de que nada seria como antes. As lições diárias da peregrinação são o mote do seu relato nesta obra.

 

Vera Pinto