person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Música erudita tem atrações em Porto Alegre nesta semana

"Clássicos na Pinacoteca", Senise e Peranzzetta e ópera "Don Pasquale" na programação

Pianista Daniel Benitz se apresenta na Pinacoteca Ruben Berta | Foto: Glenn Asakawa / Divulgação / CP
A música erudita tem atrações em Porto Alegre nesta semana. Já nesta quarta-feira, a programação tem dois eventos. Às 18h30min, a Pinacoteca Ruben Berta (Duque de Caxias, 973), sedia o novo recital gratuito com o flautista Dainer Schmidt e o pianista Daniel Benitz. Os músicos executarão repertório de diferentes períodos, de Albéniz, Gaubert, Ibert, Gluck, Mozart e Piazzolla.

No Instituto Ling (João Caetano, 440), às 20h, Gilson Peranzzetta (piano) e Mauro Senise (sax) comemoram 25 anos de parceria, com o CD “Dois na Rede”, pelo selo Fina Flor. O duo vem se exibindo anualmente nos mais importantes festivais do Brasil, Estados Unidos e Europa.

Após 14 anos sem montar óperas encenadas do repertório tradicional, a Ospa revisita, no próximo sábado, às 20h, e domingo, às 18h, “Don Pasquale” de Gaetano Donizetti, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). Escrita em 1843, a obra italiana tem regência de Evandro Matté e direção cênica de Camila Bauer e narra as peripécias de um jovem casal apaixonado que, para se casar, precisa passar por cima de um senhor rico e cheio de manias, o tio do noivo.

“Situamos a ópera em um duplo contexto; por um lado a ação fabular se passa no período barroco, quase rococó, destacando aspectos daquele período; por outro lado, se desenvolve em um estúdio de filmagem contemporâneo, fazendo com que os intérpretes tenham que oscilar entre personagens de época e problemáticas meta teatrais da atualidade”, diz Matté. Participam como solistas Saulo Javan, Carla Domingues, Douglas Hahn e os tenores Giovanni Tristacci e Lucas Alves.

Correio do Povo