person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Músico gaúcho Luis Vagner faleceu neste domingo, dia 9, aos 73 anos

O artista era uma das referências do samba-rock nacional

Natural de Bagé (RS), Luis Vagner, mais conhecido como "Guitarreiro", faleceu aos 73 anos | Foto: EDU DEFFERRARI / DIVULGAÇÃO / CP MEMÓRIA

Neste domingo, dia 9, faleceu o cantor, compositor e instrumentista Luis Vagner, mais conhecido como "Guitarreiro". Aos 73 anos, o artista natural de Bagé (RS), faleceu em decorrência de complicações da saúde, após sofrer um acidente vascular cerebral.

Quando era jovem, na década de 50, Luis Vagner fez parte da banda "Os Jetsons" - que mudou de nome para "Os Brasas" - a qual esteve entre as bandas bases da jovem guarda. No estilo samba-rock, onde é considerado precursor do estilo, o artista esteve ao lado do cantor Jorge Ben Jor, que fez a música "Luiz Wagner Guitarreiro" em sua homenagem.

Para o músico Adriano Trindade, Luis Vagner é o principal nome do swing e do samba-rock do estado e está entre os cinco principais do país. “A parcela de contribuição dele é gigante pelo fato de ter colocado a guitarra elétrica no samba e ter sido um produtor muito jovem, com 15 anos já estava no palco. Toda a nova geração se espelhava muito nele”, comenta.

Em julho de 2018, a Prefeitura de sua cidade natal homenageou o Guitarreiro durante a Semana de Bagé. Durante o evento, Luis Vagner inclusive realizou um show na Casa de Cultura Pedro Wayne da Rainha da Fronteira.

Correio do Povo