person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Maestro suíço rege concerto da Ospa em Porto Alegre

Apresentação ocorre às 20h30min no Theatro São Pedro

Maestro suiço volta a reger Ospa em uma noite voltada à Escola Vienense | Foto: Luiz Granzotto / Divulgação / CP
O maestro suíço Karl Martin rege a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em seu sexto concerto oficial, nesta terça-feira, às 20h30min, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n), em Porto Alegre. A seleção musical oferece um passeio pela Escola Vienense, visitando a obra de três pilares da tradição da música de concerto: Joseph Haydn (1732-1809), Gustav Mahler (1860-1911) e Anton Webern (1883-1945). Será a segunda vez que uma peça do vanguardista Webern compõe um programa da Ospa. Para Martin, que já regeu a Ospa em três oportunidades, é importante dar destaque à execução de peças novas e pouco executadas junto ao repertório tradicional.

O passeio pela herança dos compositores vienenses inicia-se no século XX. Integrante da chamada Segunda Escola Vienense, Webern foi um dos discípulos de Arnold Schoenberg, que no início do século XX promoveu rupturas com a tradição musical desenvolvida até então. A sua produção viria radicalizar os ensinamentos do mestre. Rejeitando o sistema tonal no qual as obras dos últimos séculos vinham se ancorando, ele desenvolve uma música que prima pela imprevisibilidade.

A volta ao século XIX é com a composição de Mahler e as rupturas dos primórdios do século XX. Romântico em sua inspiração, foi moderno em sua linguagem e expressão. Para interpretar “Lieder eines fahrenden Gesellen” (“Canções de um Viajante”), a orquestra contará com o barítono uruguaio Alfonso Mujica. Para encerrar, o programa chega à Primeira Escola Vienense, no apogeu do classicismo, com a obra de Haydn, perfeita nas relações tonais.

Martin nasceu em Zurique, na Suíça. Estudou no Conservatório de Música de Genebra, depois em Paris, e na Escola Superior de Música de Viena. Seu repertório vai do contemporâneo a Handel, Beethoven, Wagner, Debussy e Ravel; da música do século XVIII à Segunda Escola Vienense.

Bookmark and Share

Correio do Povo