person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Margs sedia abertura de mostra e lançamento de livro neste sábado

“Modernidade Impressa” traz história da Livraria Globo e trabalhos de seus principais ilustradores

Gravura de Edgar Koetz | Foto: Fabio Del Re e Carlos Stein / Reprodução / CP
A mostra e o livro “Modernidade Impressa: Artistas ilustradores da Livraria Globo” ganham abertura e lançamento, neste sábado, às 11h, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº). A exposição contempla obras e imagens dos principais ilustradores atuantes na Livraria do Globo ao longo da primeira metade do século XX: João Fahrion, Edgar Koetz, Nelson Boeira Faedrich, Sotero Cosme, João Faria Viana, João Mottini, Gastão Hofstaetter, Roswitha Wingen-Bitterlich e Ernst Zeuner.

Serão exibidos originais para ilustrações, imagens impressas, cartazes, desenhos, gravuras e pinturas. As imagens são oriundas de coleções públicas e instituições públicas e particulares. A mostra fica em cartaz até até dia 21 de agosto, com visitação de terça a domingo, das 10h às 19h

Já o livro, de Paula Ramos, traz a história da livraria, a partir de sua produção gráfica, enfatizando os ilustradores que trabalharam na legendária Seção de Desenho da empresa, na primeira metade dos século XX, sob a gerência do designer alemão Ernst Zeuner (1895–1967). Os artistas criavam capas, ilustrações, vinhetas, identidades visuais, num trânsito entre artes visuais, artes gráficas e design. Suas imagens, de grafismo irreverente, forte apelo cromático e composições que dialogam com a linguagem dos cartazes, exalam frescor e modernidade e estão entre as mais arrojadas do período.

Correio do Povo