person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Maria Valéria Rezende  é atração da ‘Live de Cabeceira’ desta quarta

Projeto do Instituto de Cultura da PUCRS será transmitido às 18h, pelo Youtube

Escritora paulista se dedica à educação popular | Foto: Divulgação Cia. das Letras

Entrevistas online e ao vivo com autores do Brasil e do mundo, inseridos na cena literária contemporânea é o mote do “Live de Cabeceira”, que vai ao ar em todas as quartas-feiras, sempre às 18h, pelo canal da PUCRS no Youtube. Com mediação do escritor Reginaldo Pujol Filho, o projeto recebe, nesta edição, a escritora Maria Valéria Rezende, para discutir sobre o atual momento e refletir sobre a força da literatura, fazendo recomendações de livros e realizando a leitura de trechos de contos, romances e poemas.  

Maria Valéria Rezende nasceu em 1942 em Santos, onde viveu até os 18 anos. Em 1965 entrou para a Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho. Sempre dedicou-se á educação popular, primeiro na periferia de São Paulo e a partir de 1972, no Nordeste, vivendo em Pernambuco e a partir de 1976, na Paraíba. Lá vivia no meio rural até 1986, mudando-se desde então para João Pessoa, onde está atualmente. Autora de ficção e poesia e tradutora, publicou seu primeiro livro, “Vasto Mundo”, em  2001. Seu romance “O Voo da Guará Vermelha” (2005) foi publicado em Portugal, França e Espanha. Participa do Movimento Mulherio das Letras, que teve sua primeira edição em 2017, em João Pessoa (PB). Ganhou o Prêmio Jabuti nas categorias Infantil (2009), Juvenil (2013), Romance e Livro do Ano de Ficção (2015). Recebeu, também, o Prêmio Casa de las Américas (2017) e o Prêmio São Paulo de Literatura (2017).  

 A estreia da"Live de Cabeceira" ocorreu no último dia 6, com o escritor português José Luís Peixoto. Os próximos convidados serão o poeta e prosador aficano Ondjaki, dia 20 e a escritora e tradutora carioca Marília Garcia, dia 27. 


 

Vera Pinto