person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mauricio de Sousa recebe Troféu Cidade de Gramado

Desenhista foi homenageado pelo conjunto de sua obra no 47º Festival de Cinema de Gramado

Maurício de Sousa recebeu premiação nessa quarta-feira | Foto: Halder Ramos / Especial / CP

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Souza, 83 anos, recebeu na noite desta quarta-feira, o Troféu Cidade de Gramado no 47° Festival de Cinema. O desenhista foi homenageado pelo conjunto de sua obra que encanta gerações ao longo de 60 anos.

O cartunista e o elenco do filme "Turma da Mônica - Laços" abriram a programação da Mostra Infantil na manhã de hoje. Dirigido por Daniel Rezende, o filme é o primeiro com atores vivendo Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.

Na trama, os personagens reforçam seus laços de amizade numa aventura para esclarecer o desaparecimento do Floquinho, o cão do Cebolinha.  Além da sessão no Palácio dos Festivais, a homenagem incluiu a exibição do filme em vários locais de Gramado.

O objetivo do festival foi festejar uma trajetória que começou no final dos anos 1950, quando Mauricio trocou o posto de repórter policial pelo de cartunista e convenceu um editor da Folha de São Paulo - na época Folha da Manhã - a publicar uma tirinha semanal protagonizada por um cachorrinho azul, o Bidu.

O precursor da turma de personagens e histórias que fazem parte do imaginário de adultos e crianças no Brasil está completando 60 anos. "O Bidu nasceu branco em função do jornal. Depois, passou a ser cinza. Com a chegada da impressão em cor nos jornais, ele ganhou o tom azul porque era o mais parecido com o cinza", recordou.

O pai da Turma da Mônica contou que a história em quadrinhos demorou a virar filme com atores porque ele não acreditava que pudesse encontrar pessoas que pudessem interpretar os personagens dos desenhos. "Existia a ideia do filme, mas eu duvidava que pudesse encontrar os intérpretes. Foi possível quando o Daniel Rezende disse que conseguiria. Ele fez da melhor forma possível", elogia.

O cartunista também revelou detalhes sobre o projeto do Parque da Mônica Gramado, que terá sua pedra fundamental lançada nesta quinta-feira na localidade de Carazal. "O parque vai trazer emoções instantâneas. Será mais um elemento que servirá para interação entre personagens e público. Gramado é uma cidade inédita no Brasil e merece uma criação especial", disse.

Sobre o futuro, Maurício de Sousa disse que está cheio de planos e revelou que a Turma da Mônica vai ganhar uma versão jovem, que será exibida a partir de novembro no Cartoon Network. "Estou no auge da minha carreira aos 83 anos e pronto para mais desafios que virão. Sempre acho que estou no meu auge. Não consigo ser infeliz. Não estou buscando dinheiro. Busco a realização", concluiu.  

Halder Ramos