person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Max 2019 começa sua 4ª edição com debates sobre mercado audiovisual brasileiro

Minas Gerais Audiovisual Expo teve abertura oficial nesta quinta-feira em Belo Horizonte

Maria Angela de Jesus participou do painel de abertura da Max - Minas Gerais Audiovisual Expo nesta quinta | Foto: Paulo Marcio / Divulgação / CP

Começou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, a 4ª edição do Max - Minas Gerais Audiovisual Expo, que terá em sua programação painéis de debates focados no mercado audiovisual brasileiro. O evento aposta na importância da indústria criativa como ferramenta de inserção e democratização da cultura. A abertura teve a apresentação da Orquestra de Câmara SESIMINAS, com a regência do maestro Marco Antônio Drumond, com a execução de trilhas sonoras de clássicos do cinema mundial como "O Mágico de Oz", "A Noviça Rebelde", "Titanic", "A Lista de Schindler" e "Star Wars". 

Em seguida, a diretora de produções internacionais da Netflix no Brasil, Maria Angela de Jesus, abriu o primeiro painel do evento. Como responsável pelo time de produção de séries brasileiras para a empresa, falou sobre as estratégias no mercado brasileiro, os caminhos para um conteúdo chegar à Netflix e o relacionamento da empresa com o mercado nacional. "Buscamos boas histórias, que criem um engajamento emocional e que permaneçam para sempre. Acho que esta é a força: buscar histórias diversas. As boas histórias suplementam o gênero e queremos levá-las para os nossos assinantes", contou. 

De acordo com a executiva, os dados de audiência são importantes para a empresa entender o que os assinantes estão consumindo, mas isso não é determinante na construção da história. Inclusive, destacou que a liberdade de não ter um formato fechado permite que a Netflix produza séries em variados formatos tendo, por exemplo, produções com 6 episódios e outras com 10. Dependendo da necessidade criativa do projeto. "Não se prendam que a Netflix só quer série jovem ou comédia. Não temos um modelo fechado. Podemos realizar uma série original, acompanhando todo o seu desenvolvimento. Buscamos histórias com força local que possam viajar para outros territórios". 

Maria Angela Jesus durante painel na MAX 2019. Foto: Paulo Marcio / Divulgação / CP 

Quanto a parceria com produtoras independentes, Maria Angela enfatizou que a Netflix tem incentivado cada vez mais esta troca. "Produtores independentes são os nossos principais parceiros. Damos suporte para estarem conosco e produzindo. A variedade ajuda a oxigenar o conteúdo. As séries 'Coisa Mais Linda', '3%', 'Sintonia', 'Irmandade' e 'Ninguém Tá Olhando', cada uma foi feita com uma produtora diferente. A gente só ganha com a diversidade de produtores. Está no nosso DNA esta troca e estamos abertos a discutir e entender o que o produtor tem a oferecer."

Cinema e concorrência no streaming

Sobre a exibição de longas de diretores consagrados do cinema, como "Roma" de Alfonso Cuarón, e "O Irlandês" de Martin Scorsese, a diretora entende que o cinema nunca vai perder a sua essência, apenas o que muda é a sua forma de consumo. "Cinema é feito de histórias e a tecnologia nos ajuda a contá-las. Por isso que a Netflix busca histórias diferentes que estão na nossa plataforma paras pessoas diferentes. O cinema está aí, só muda a forma de assistir". 

Com a chegada de outras empresas de streaming como Apple TV+, Disney+, e outras que já estão no mercado como Amazon, Hulu e HBO Go, Maria Angela enfatizou que a concorrência é inerente, mas que a Netflix não está preocupada com isso. "Com este crescimento, quem vai ganhar é o consumidor, são os produtores. Nos preparamos com bons conteúdos e com boas relações, estabelecendo parcerias fortes, trazendo produções locais, construimos histórias de toda parte do mundo. Estamos com talentos que trabalham e fazem questão de estarem conosco, isso faz uma grande diferença. Dar liberdade criativa com quem trabalha com a gente é essencial". 

Quando aos interessados em enviar um projeto para a Netflix, Maria Angela orientou que o produtor precisa, primeiramente, enviar um e-mail informando sobre o projeto, independente da fase de realização dele, que a empresa entrará em contato para enviar um link de upload para avaliação. O endereço pode ser encaminhado a Isadora Laban, responsável pela organização dos projetos na fase inicial: ilaban@netflix.com

A Max - Minas Gerais Audiovisual Expo segue em Belo Horizonte até esta sexta-feira com debates, oficinas, atividades e rodadas de negócios no cenário audiovisual brasileiro. 

Lou Cardoso