person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Melhores das letras no Estado disputam Açorianos de Literatura nesta sexta

Premiação será às 20 horas, no Renascença

Melhores das letras no Estado disputam Açorianos de Literatura nesta sexta | Foto: Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Maicol Morales / Divulgação / CP
A cerimônia do 24º Prêmio Açorianos de Literatura 2017 será realizada nesta sexta-feira, 20h, no Teatro Renascença, do Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307). Serão prêmios em oito categorias: Infantil, Infantojuvenil, Crônica, Conto, Poema, Especial; Ensaio de Literatura e Humanidades e Narrativa Longa, além do Livro do Ano.

O destaque desta edição será o Prêmio Especial que homenageará, pelo conjunto da obra, os escritores Lya Luft, Aldyr Garcia Schlee, Deonísio da Silva e Sergio Faraco. “Estes autores conseguiram, cada qual à sua maneira, elevar a literatura do RS como uma das melhores do país”, explica o coordenador do Livro e Literatura, Sergius Gonzaga.

Durante a cerimônia, serão realizadas oito leituras cênicas de autores convidados. O escritor e professor argentino Martín Kohan fará uma pequena exposição sobre “Jorge Luis Borges, o homem-texto”. No sábado, Kohan fará a palestra “Walter Benjamin e a Cidade Moderna, das 9h30min às 12h, na Fundação Iberê Camargo” (Padre Cacique, 2000), com entrada franca e nome na lista pelo 3289-8052 ou e-mail cll@smc.prefpoa.com.br.

Entre os indicados ao Açorianos, destaque para a categoria Narrativa Longa, na qual concorrem “Correr com Rinocerontes, Cristiano Baldi (Não); “Demorei a Gostar da Elis, Alexandra Lopes da Cunha (Kazuá); e “Homens Elegantes”, Samir Machado de Machado (Rocco); e a de Poema: “João e Maria – Dúplice Coroa de Sonetos Fúnebres, de Leonardo Antunes (Patuá); “Percurso onde não há”, Denise Freitas (Bestiário); e Tesouro Secundário, Celso Gutfreind (Artes & Ecos).

Luiz Gonzaga Lopes