person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio" será exibida no Teatro da UCS

O espetáculo aborda o tema da imigração italiana

O espetáculo ‘Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio’ tem apresentação em Caxias do Sul | Foto: Cassiane Boff / Divulgação / CP

Com mais de 40 anos de presença nos palcos, o grupo Miseri Coloni estreia o novo espetáculo “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio”, nesta quarta-feira, às 20h, no UCS Teatro (rua Francisco Getúlio Vargas, 1130), em Caxias do Sul. A 11ª peça traz um marco histórico, os 150 anos da imigração italiana, que vai ser celebrada em 2025. 

Dentre os silêncios impostos neste período, a peça lembra os 100 anos do surgimento de Nanetto Pipetta no jornal "Staffetta Riograndense”, e a representatividade deste personagem para o fundamento da literatura no dialeto Talian. O público vai receber uma edição reeditada do jornal de 23 de janeiro de 1924, no qual consta o primeiro texto Vita e Storia de Nanetto Pipetta com a inclusão dos fatos históricos e das canções da peça.

O dramaturgo Jorge Rein escreveu o texto da obra, focada no contexto dos anos 1920 e 1930, onde ocorreram as comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana. O diretor do espetáculo, Fábio Cuelli, explica que a montagem teatral reúne relatos pessoais e a partir deles foram reconstruídos fatos históricos, como a partida da Itália rumo ao Brasil, a construção de uma nova vida e os atritos que afetaram os imigrantes italianos.

O espetáculo movimenta mais de 40 profissionais entre atores, atrizes, técnicos e prestadores de serviços. A equipe conta com João Tonus em sua imensa dedicação à memória e pesquisa sobre a imigração italiana. A direção musical é realizada por Cibele Tedesco. Cleri Pelizza trabalha como produtora e atriz, força motriz de todas as atividades da Associação Cultural Miseri Coloni.

Os ingressos são gratuitos, mas devem ser obtidos via site Sympla, caso ainda tenha disponibilidade de lugares.

Correio do Povo