person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Moda de Rock toca Led Zeppelin no Instituto Ling nesta quinta

Projeto apresenta clássicos do grupo britânico com viola caipira

Projeto Moda de Rock toca Led Zeppelin toca pela primeira vez em Porto Alegre | Foto: Rita Perran / Divulgação / CP

O projeto Moda de Rock toca Led Zeppelin terá como palco o Instituto Ling (rua João Caetano, 440), nesta quinta-feira, a partir das 20h. No show, que acontece pela primeira vez em Porto Alegre, o paulista Ricardo Vignini e o mineiro Zé Helder apresentam clássicos do grupo britânico com viola caipira.

Eles fazem uma mistura harmoniosa entre metal e acústico, interpretando sucessos como "Thank You", "Going to California", "Friends", "Four Sticks", "Black Dog" e "Kashmir". 

Os ingressos estão à venda no site e na bilheteria do Instituto Ling com preços de R$ 50 (inteiro) e R$ 25 (meia-entrada).

O projeto Moda de Rock nasceu quase como uma brincadeira. Em 2007, os dois violeiros, também professores, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e, ao mesmo tempo, reviver a trilha sonora da sua adolescência. 

A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi bem recebida. Em 2011, surgiu o CD "Moda de Rock - Viola Extrema", que logo conquistou a mídia, foi sucesso de vendas e lotou shows em todas regiões do Brasil, México, Estados Unidos, Canadá e Argentina.

Parceria harmoniosa 

Ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos perceberam que o rock no ambiente da viola caipira e o instrumental brasileiro de raiz geraram uma parceria harmoniosa entre o metal e o acústico.

Em 2016, a dupla lançou o CD "Moda de Rock II", que recebeu o prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para a produção do disco e a circulação pelo Estado. Versões de bandas como Metallica, Iron Maiden, Pink Floyd, Sepultura e novidades como Queen, Dire Straits, Slayer e Ramones fizeram parte do álbum.

Durante esse período, o grupo realizou mais de 300 shows pelo mundo e também lançou um DVD ao vivo. O trabalho, feito via crowdfunding, teve participações dos guitarristas Pepeu Gomes e Kiko Loureiro e do tradicional grupo Os Favoritos da Catira. A dupla também se apresentou com os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi) e o músico Renato Teixeira.

Chico Izidro