person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Morre a cantora lírica russa Elena Obraztsova

A mezzo-soprano se consagrou na segunda metade do século 20

Cantora era uma das principais expoentes do canto lírico na Rússia | Foto: Divulgação / CP
A estrela russa no canto lírico, Elena Obraztsova, morreu nesta segunda-feira, na Alemanha, conforme anunciou o governo da Rússia. As causas ainda não foram divulgadas. Segundo o comunicado oficial, a homenagem que a artista de 75 anos recebeu em outubro do ano passado, no Teatro Bolshoi, também serviu como uma despedida. Na ocasião, a companhia celebrou a carreira e a grande influência da cantora para as novas gerações de artistas do país. 

Obraztsova nasceu em Leningrado, em 1939. Durante a guerra, sua família foi forçada a se mudar em função do trabalho do pai. Sem apoio da mãe, ela teve de insistir para seguir trabalhando com música. Sua estreia aconteceu no começo dos anos 1960, no próprio Bolshoi, em uma montagem de Boris Godunov. A nova atração provocou enorme
sensação, tanto que logo ela partiu para turnês com a companhia, transformando-se em solista de algumas das principais casas de ópera do mundo. Ela também esteve no Brasil, em duas apresentações em São Paulo: uma em 1990 e outra em 2007.

Ao longo de sua trajetória, interpretou cerca de cem papeis. Dentre eles, o Sansão e Dalila gravado em Paris, com Daniel Barenboin; o Werther com Riccardo Chailly em Colônia; a Cavalleria Rusticana no filme de Franco Zeffirelli; Aida e Don Carlo, em Milão, com Claudio Abbado. Para os fãs de ópera, no entanto, o nome de Obraztsova evoca imediatamente uma performance da Carmen, de Bizet, no dia 9 de dezembro de 1978, registrada em vídeo. Na Staatsoper de Viena, ela, o tenor Plácido Domingo e o maestro Carlos Kleiber ofereceram uma interpretação que se tornou referência.

Todos esses registros testemunham o timbre quente, a preocupação com a linha do canto e com a palavra - algumas das principais marcas da cantora. Além disso, ela se destacou por fazer com que o público passasse a torcer pela derrocada do heroi, já que as mezzo-sopranos normalmente ganham os papeis de vilãs nas óperas.

AE