person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Morre Luiz Inacio Franco de Medeiros, ex-diretor do Margs

Personalidade destacada no meio cultural, Medeiros foi também diretor do Museu Julio de Castilhos e presidente do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano

Em nota oficial publicada neste domingo, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), juntamente com outras instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), lamentou o falecimento do ex-diretor Luiz Inacio Franco de Medeiros, aos 77 anos.

Personalidade destacada no meio cultural, Medeiros foi também diretor do Museu Julio de Castilhos e presidente do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano. Como diretor do MARGS entre 1975 e 1979, foi responsável pela efetivação da transferência do Museu em 1978 para o atual prédio na Praça da Alfândega, da antiga Delegacia Fiscal.

Ele imprimiu novidades na gestão e na linha de atuação do Margs. Em sua direção, o Museu foi organizado em núcleos (administração, acervo, divulgação e publicações e exposições provisórias) e investiu na atuação editorial com o Boletim do Margs, que procurou documentar a arte feita no Rio Grande do Sul.

Além de ter adaptado tecnicamente o prédio histórico para as funções de museu, qualificando a operação museológica e a estrutura expositiva, Medeiros também promoveu em sua gestão os chamados “projetos extra-muros”: O Museu nas escolas, O Museu nas fábricas, O Museu no Hospital Psiquiátrico São Pedro e O Museu no Presídio Central, projetos que procuravam levar a arte até o público, e que envolviam artistas e educadores. Sua gestão ficou ainda marcada pela expressiva expansão do acervo do Margs, com aquisições de diversas e significativas obras.

Correio do Povo