person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Morre o jornalista Paulo Moreira

Especializado na área musical, o profissional difundiu a cena artística durante sua carreira

Jornalista enfrentava problemas de saúde há alguns anos | Foto: Daisson Flach / CP

A família informou o falecimento do jornalista cultural Paulo Moreira, aos 63 anos de idade, em Porto Alegre, neste domingo, dia 17 de dezembro, pela manhã. O velório será no Cemitério Santa Casa (av. Oscar Pereira, 423), capela 06, neste domingo, a partir das 13h. A cerimônia de despedida será às 17h.

O jornalista enfrentava problemas de saúde há alguns anos, a partir de problemas renais e estava internado na Santa Casa há uns 10 dias. Ele deixa duas filhas, Rafaela e Roberta, e a neta Julia.

Carreira

Nos mais de 40 anos de carreira, Paulo Moreira dedicou a maior parte à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu reportagem e crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura, por quase 20 anos, e nos últimos anos na rádio online salvesintonia.com, além do projeto Audições Comentadas, no Instituto Ling.

Festival

Em março deste ano, o Festival Paulo Moreira foi concebido em quatro casas de shows de Porto Alegre: Café Fon Fon, Espaço 373, Gravador Pub e Sala Jazz Geraldo Flach, com mais de 70 músicos em apresentações solo e de 15 grupos instrumentais. Na época, Paulo comentou que foi surpreendido com a notícia de que os amigos estavam organizando um festival de jazz e música instrumental em sua homenagem. “Fiquei absolutamente lisonjeado com a iniciativa”, disse após receber alta de uma internação para tratar um quadro de insuficiência renal que ele enfrentava há décadas. Paulo esteve presente na primeira noite do festival que foi organizado pelos amigos João Maldonado, Cássia Zanon, Cláudia Beylouni dos Santos, José Beltrame “Cusco”, Marcio Pinheiro, Marcos Abreu, Roberta Amaral e Roger Lerina.

Adriana Androvandi