person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Morre o tradicionalista Nico Fagundes

Compositor de clássicos como “Canto Alegretense” estava internado em hospital de Porto Alegre

Nico Fagundes morreu aos 80 anos | Foto: Ricardo Giusti
Morreu nesta quarta-feira o tradicionalista Antônio Augusto Fagundes, Nico Fagundes, aos 80 anos. Ele estava internado há mais de um mês no hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, devido a problemas de saúde. De acordo com o hospital, ele faleceu às 21h10min na UTI. As causas do falecimento não foram divulgadas, por opção da família.

Nico foi um dos mais importantes expoentes da cultura gaúcha, compositor de clássicos como “Origens” e “Canto Alegretense”. Ele também se notabilizou por apresentar o programa “Galpão Crioulo”, da RBS TV, por cerca de 30 anos, até 2012, quando a atração passou ao comando de seu sobrinho, Neto Fagundes.

Uma vida de amor ao Rio Grande

Nascido na localidade de Inhanduí, no interior de Alegrete, em 1934, Antonio Augusto Fagundes, conhecido como Nico Fagundes,  tornou-se uma das figuras de maior referência do tradicionalismo gaúcho. Além de apresentador, poeta e compositor, tinha formação em Direito, História e Antropologia e era reconhecido como uma autoridade em folclore do Rio Grande do Sul.

As suas composições, que retratavam os costumes e cultura gaúcha, foram regravadas por vários artistas. A mais famosa delas, o “Canto Alegretense”, se tornou popular ao ponto de ser lembrada como um hino extraoficial do estado.

Correio do Povo