person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Morre sobrinha-neta de Mario Quintana em Porto Alegre

Elena Quintana Oliveira era herdeira das obras do poeta alegretense

Elena Quintana Oliveira era herdeira das obras do tio-avô, Mario Quintana | Foto: Divulgação / CP

A sobrinha-neta de Mario Quintana, Elena Quintana Oliveira, morreu na noite dessa segunda-feira, aos 63 anos, em Porto Alegre. A morte foi confirmada pela Secretaria da Cultura (Sedac) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O velório ocorre no Cemitério Ecumêmico João XXII, em Porto Alegre até as 18h desta terça-feira.

Nascida em 31 de julho de 1955, Elena trabalhou com o poeta alegretense e era herdeira das suas obras. Atualmente morava e trabalhava no Sítio Ypê Amarelo, em Montenegro, no Vale do Caí.

Mesmo admirando o trabalho do tio-avô desde pequena, por meio do Caderno H do Correio do Povo, ela apenas o conheceu pessoalmente aos 20 anos. 

Elena sempre esteve ligada com as artes, principalmente com o teatro. Ela estudou no Departamento de Arte Dramática (Dad) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com foco em direção. Em 1980 montou o espetáculo “A Estrela e a Sucata”, com base em poemas de Quintana. A partir de então, se tornou uma constante companhia do poeta. 

Foi também fundadora do grupo de Teatro Oficina Perna de Pau, na capital gaúcha. Com o grupo dirigiu, ao lado de Marco Forchetti, e atuou no espetáculo “Esconderijo dos Tempos”, que circulou pelo interior do Rio Grande do Sul, Paraná, Uruguai e Argentina, mostrando, sempre nas ruas, os poemas e a vida de Mario Quintana.

Correio do Povo