person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mostra interativa conta a história da Copa Libertadores em Porto Alegre

Exposição fica em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana até 28 de fevereiro

Conteúdo exposto resgata tanto os grandes momentos e como as maiores curiosidades do torneio | Foto: Libertadores - Paixão que nos Une / Reprodução / CP
Arte e futebol se fundem na exposição “Libertadores – Paixão que nos Une”, que fica em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), em Porto Alegre, até o dia 28 de fevereiro. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos finais de semana e feriados, das 12h às 21h. A entrada é gratuita.

A mostra é baseada no livro homônimo do jornalista Nicholas Vital e apresenta, de forma abrangente, a história do mais tradicional torneio de futebol interclubes das Américas. Com vários ambientes interativos, com totens, tablets e um telão, a exposição conta com fotografias, vídeos, narrativas e sons que resgatam e homenageiam as origens, a trajetória e os grandes craques que marcaram a competição. 

Os artistas Caio Vilela, Marcelo Duarte e Maurício Rito colaboraram com a construção da mostra e com o cenário que permite que os visitantes se tornem espectadores de cada época da Libertadores. Para Noelly Russo e Ana Busch, curadoras do projeto, o que está exposto busca matar a curiosidade que os apaixonados pelo futebol têm sobre o campeonato. “É uma exposição emblemática que mostra histórias e fatos desconhecidos da maioria do público”, garante Noelly.

Também são disponibilizados para download gratuito dois aplicativos: um com dados do competição e outro com conteúdos como quiz e ações educativas. Antes de Porto Alegre, “Libertadores – Paixão que nos Une” passou pelo Museu do Futebol e pelo Museu Brasileiro do Futebol, localizados, respectivamente, no estádio Pacaembu, em São Paulo, e no estádio Mineirão, em Minas Gerais.

Correio do Povo