person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mostra Internacional de Dança Contemporânea começa nesta quinta-feira

Corpo de Dança do Amazonas abre o evento

Corpo de Dança do Amazonas integra o projeto | Foto: Michel Dantas / Divulgação / CP

Ao chegar à sua 10ª edição, em formato híbrido, o Paralelo 16º Mostra Internacional de Dança Contemporânea contará com transmissão ao vivo de nove espetáculos – três internacionais e seis nacionais – desta quinta até o dia 15 de novembro. Das apresentações, duas serão realizadas presencialmente, no Teatro Goiânia, com transmissão pelo YouTube, onde serão mostradas as demais atrações, assim como pelo Vimeo. Já as oficinas, cujo resultado será exibido em forma de videodança, ocorrerá via Zoom. A iniciativa é da Quasar Cia. de Dança e da Associação Quasar de Cultura. 
A última edição do Paralelo 16º ocorreu em 2018, quando os espetáculos ocuparam teatros, ruas e bares, com cenas aéreas e ocupações de espaços pouco usuais para a cena artística da capital goiana. Em 2021, ocupando o mundo virtual, o evento traz reencontros, como do grupo Cena 11, de Florianópolis, que esteve em uma das primeiras edições e traz uma obra recém criada. E do intérprete-criador Ederson Xavier, que já fez parte das primeiras formações da Quasar na década de 1990, e que hoje realiza seu trabalho na Holanda. Haverá cenas inéditas, como as do Grupo Corpo, de Belo Horizonte, e do Corpo de Dança do Amazonas, de Manaus. Também são atrações a Quasar Cia. de Dança, com o “Estou Sem Silêncio”; Ateliê do Gesto, com o infantil “Fica Comigo” e a Giro 8 Cia. de Dança, com “Teia”, todas de Goiás. 
A abertura, hoje, às 20h, é com o Corpo de Dança do Amazonas, direto do Teatro Amazonas, com “TA – Sobre Ser Grande”. Com direção artística e coreografia de Mário Nascimento, “TA” é uma expressão carregada de sentidos e significa Grande para os Tibkunas, povo originário amazonense que ocupa uma vasta área.