person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Museu do Trabalho apresenta a mostra "Fachada/Cinema" de André Severo

A exposição inicia nesta quinta-feira, dia 8, às 13h30min, e segue aberta para visitação até 22 de janeiro de 2023

A mostra de André Severo segue para visitação de 8 de dezembro a 22 de janeiro de 2023 | Foto: André Severo / Divulgação / CP

A exposição "Fachada/Cinema" de André Severo, que abre nesta quinta-feira, dia 8, às 13h30min, no Museu do Trabalho (rua dos Andradas, 230), em Porto Alegre, apresenta duas instalações emblemáticas do artista produzidas especialmente para comemorar os 40 anos da instituição. A mostra segue para visitação de 8 de dezembro a 22 de janeiro de 2023, de terças-feiras a sábado, das 13h30 às 18h30min; e aos domingos e feriados, das 14h às 18h30min.

Fundado em 1982, o Museu do Trabalho é uma instituição fomentadora de cultura no estado do Rio Grande do Sul, que mantém um programa de exposições no qual alterna a apresentação de artista das novas gerações com mostras de nomes já consolidados no cenário da arte contemporânea.

André Severo, que frequenta o Museu do Trabalho desde o início dos anos 90 e já produziu uma série de gravuras para o Consórcio de Gravuras do Museu, preparou, a convite da direção da instituição, uma mostra que busca ser um momento de reflexão não somente sobre sua produção nos últimos 25 anos, mas também uma ocasião para pensarmos sobre as transformações que ocorreram no próprio Museu ao longo de sua trajetória de quatro décadas e sobre o impacto que a instituição segue exercendo na produção de jovens artistas ao longo dos anos.

A primeira instalação apresentada por André Severo, "Fachada", é a remontagem de uma das obras produzidas entre os anos 1997 e 2000, que fizeram o artista ser reconhecido nacionalmente. Nessas instalações, todas de grandes dimensões, André Severo se apropriava de materiais descartados e recriava - em ambientes fechados de galerias e de museus - fachadas arruinadas, muros, portas e portões, propondo uma experiência de observação e descontextualização do espaço urbano. A obra que será apresentada no Museu do Trabalho é uma fachada de 350 cm de altura por 640 cm de largura.

A segunda obra, "Cinema", é uma "videoinstalação" que irá ocupar todo o espaço da maior sala expositiva do Museu do Trabalho. Produzida no contexto de uma trilogia de exposições realizadas por André Severo entre os anos de 2015 e 2021, a obra é composta por dois filmes e uma série de objetos que recriam o ambiente de um cinema em ruínas e se insere na dinâmica de questionamentos entre as instâncias processuais  e o suporte de registro dos trabalhos poéticos que o artista vem realizando nas últimas duas décadas através, principalmente, de experiências audiovisuais, textuais, fotográficas e curatoriais.

Em comum, as duas instalações possuem a característica de serem obras que, nas palavras do artista, “apostam na sala de exposição como um lugar de projeção para o processo poético e guardam o tempo e a memória como elementos latentes de sua estruturação”. "Fachada" e "Cinema" buscam evocar e reordenar um material reminiscente da poética do artista para entender certas (ou incertas) circunstâncias de sua própria vida.

FACHADA/CINEMA – de André Severo
Abertura 8 de dezembro, quinta-feira, às 13h30min
Visitação de 8 de dezembro a 22 de janeiro de 2023
De terças a sábado, das 13h30 às 18h30min / Domingos e feriados, das 14h às 18h30min
Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Correio do Povo