person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nídia Aranha marca presença no seminário Zona de Contato da Bienal do Mercosul

Obras da artista podem ser visitadas no Instituo Caldeira

Nídia Aranha artista visual, pesquisadora e diretora de arte ministra seminário Zona de Contato em outubro | Foto: YouTube / Reprodução / CP

O quinto encontro do seminário Zonas de Contato da 13ª Bienal do Mercosul tem como convidada a artista Nídia Aranha, natural do Rio de Janeiro. Com o tema “Corpo_soma | Tecnologia travesti – Da puberdade sintética à evolução da espécie”, a conversa será realizada no Salão de Eventos do Instituto Ling (R. João Caetano, 440), neste sábado, dia 22, às 10h. Organizada pelo Projeto Educativo da Bienal, a atividade é gratuita – inscrições neste link. A obra da artista pode ser visitada no Instituo Caldeira (R. Frederico Mentz, 1606).

Aranha parte da compreensão de que o corpo é uma produção histórica, cultural e política, sempre em mudança, sujeito às mais diversas transformações produzidas por diferentes tecnologias: jurídica, política, cultural, médica, entre outras. Por meio do uso de hormônios e de outras estratégias, o corpo pode ser ressignificado. “A experiência travesti nos mostra que até a matéria molecular é temporária e artificial, podendo ser moldada através de diferentes tecnologias. Tudo é uma questão de doses, de hábitos e miligramas”, afirma a artista.

O seminário Zonas de Contato iniciou em julho e se estende até novembro, ao longo de seis encontros, reunindo nomes do cenário nacional e internacional, com distintas formações e experiências, para um diálogo ativo a partir do tema desta edição da mostra: "Trauma, Sonho e Fuga". As primeiras falas do seminário podem ser assistidas no canal de YouTube da Bienal do Mercosul.

 

 

 

Correio do Povo