person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

“Notícias do Fim do Mundo” mescla ficção, crítica social e experimentação cinematográfica

Cine Ceará vai até o dia 6 de setembro

Exibido no domingo, “Notícias do Fim do Mundo” foi debatido na manhã desta segunda, no Ceará | Foto: Marcos Santuario / Especial / CP

Um dos filmes mais esperados da 29ª edição do Cine Ceará, “Notícias do Fim do Mundo” dirigido pro Rosemberg Cariri, exibido na noite deste domingo no Cine São Luiz, foi debatido na manhã desta segunda feira, no Ceará. O diretor e parte da equipe revelaram, em coletiva de imprensa no Oásis Hotel em Fortaleza, detalhes sobre o trabalho realizado.

Cariri, cearense e cultuado em seu meio, falou sobre o projeto do filme e o trabalho com sua equipe, formada por antigos colaboradores de seus projetos. Neste novo filme, o realizador segue uma narrativa própria, marca de seus trabalhos anteriores, mesclando ficção, crítica social e experimentação cinematográfica.

Nascido de um conto, “Notícias do fim do Mundo” transformou-se em roteiro e demorou cerca de dez anos para ser finalizado. Definido pelo diretor como parte de uma “nave transmoderna e transbarroca que atravessa a modernidade”. Antes do filme de Cariri, na noite de domingo, no Cine São Luiz, foi exibido o documentário “Ressaca”, produção em preto e branco sobre os problemas enfrentados pelos funcionários do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A direção é de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, que também debateram com a imprensa nesta segunda feira seu processo de criação e as expectativas da produção. O Cine Ceará começou na última sexta-feira, com exibição aplaudidíssima de “A vida Invisível”, de Karin Aynouz, concorrente brasileiro a disputa das produções estrangeiros na próxima edição do Oscar. Na noite desta segunda feira será exibido o documentário “Vozes da Floresta”, de Betse de Paula, e o filme mexicano “Luciernagas”, de Bani Khoshnoudi. O Cine Ceará vai até o dia 6 de setembro. 

Marcos Santuário