person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nova empresa deve operar salas que eram do Espaço Itaú de Cinema em Porto Alegre

Localizada no Bourbon Country, a rede encerrou atividades na quarta-feira, mas negociação está em andamento

Por meio de um comunicado, a rede Espaço Itaú explica que estava com baixa ocupação de público | Foto: MAURO SCHAEFER / CP MEMÓRIA

Desde ontem, as salas do Espaço Itaú de Cinema não estão mais funcionando em Porto Alegre. A explicação da empresa chegou por meio de um comunicado, em que diz que “está reorganizando sua estratégia de difusão de audiovisual no país. A nova diretriz prevê a intensificação de atuação em plataforma digital, para ampliar o alcance e acesso, e a revisão da rede física de salas de exibição”.

Com a nova diretriz, a partir desta quinta-feira, dia 16, as salas das praças de Salvador, Curitiba e Porto Alegre, que vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019, tiveram as suas atividades encerradas. As três unidades da rede de São Paulo (Augusta, Frei Caneca e Shopping Bourbon), Rio de Janeiro e Brasília permanecem funcionando. Com a nova configuração, a rede passa a contar com cinco complexos e 40 salas. São 25 em São Paulo (cinco na unidade Augusta, nove na unidade Frei Caneca e 11 na unidade Shopping Bourbon), nove em Brasília e seis no Rio de Janeiro. Deixam de integrar a rede 17 salas: quatro em Salvador, cinco em Curitiba e oito em Porto Alegre.

A rede está intensificando a atividade de difusão digital por meio de parceria com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, que oferece programação gratuita de filmes e audiovisuais brasileiros na web. Com a sinergia entre a rede física e a plataforma digital, o Espaço Itaú de Cinema exibirá projetos curatoriais no Itaú Cultural Play, iniciativa inaugurada em agosto com a exibição da Mostra Ugo Giorgetti, que fica em cartaz até outubro. Novos filmes com esta assinatura serão exibidos a cada dois meses.

NEGOCIAÇÃO -  Após uma negociação à tarde, o empresário Adhemar Oliveira e o Espaço Itaú lançaram novo comunicado, informando que chegaram a um acordo que transfere a operação de cinema do Bourbon Shopping Country para a nova empresa liderada por Adhemar, que passará a operar o cinema sem a bandeira Espaço Itaú. O complexo permanecerá fechado para a realização de obras e mudanças necessárias, como a troca da programação visual e adequação de sistemas digitais. O nome da nova empresa não foi divulgado até o momento. A reabertura está prevista para breve.

Conforme a segunda nota, "a programação continuará no espírito de conjugar todas as cinematografias do mundo, do cinema comercial aos filmes independentes europeus e brasileiros, mantendo os projetos que formam novas plateias (clube do professor, escola no cinema) e difundindo cultura para todas as idades". 

Correio do Povo