person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nova intervenção artística no muro do Instituto Goethe

Felipe Reis mescla linguagens e temas sua pintura

Felipe Reis mescla linguagem artística e digital em sua pintura e aborda diversos temas | Foto: Goethe - Institut / Divulgação / CP

O artista Felipe Reis leva para muro do Instituto Goethe a representação de diversas áreas trabalhadas pela instituição, como cinema, literatura, música, teatro. Em cima da arte, foram colados QR Codes que conectam as pessoas aos projetos e eventos digitais que o Goethe vem desenvolvendo durante a situação da pandemia.

Entre os projetos estão o site Kulturama (plataforma de eventos online), o projeto "Vozes da Quarentena" (com criações de agentes culturais a respeito da quarentena), a Onleihe (biblioteca digital do Goethe), entre outros. A ideia é continuar colando novos QR Codes conforme outras atividades on-line forem desenvolvidas.

O trabalho no muro também simula a interface do website do Instituto, tornando-se uma reflexão sobre como o espaço virtual acabou virando palco das iniciativas culturais no contexto da quarentena e de distanciamento social.

Desde 2018, o muro Goethe, na Rua 24 de Outubro, em Porto Alegre, é usado como espaço de intervenção artística.

Felipe Reis 

Porto-alegrense, Felipe Reis trabalha com graffiti desde 1994, quando conheceu esta linguagem através do skate. Residiu no Rio de Janeiro, de 1998 a 2014, período em que aperfeiçoou técnicas de spray e atuou como arte educador em graffiti no Complexo da Maré. Criou junto ao seu amigo Jagal o grupo Atari Funkerz, e com ele participou  de  diversos eventos e exposições.

 

Arte & Agenda