person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Novo trabalho do Ói Nóis Aqui Traveiz terá pré-estreia em Porto Alegre

Grupo celebra 39 anos de carreira com espetáculo "Caliban, a Tempestade de Augusto Boal"

"Caliban - A Tempestade de Augusto Boal" será encenado no Parque Farroupilha neste domingo | Foto: Pedro Isaias Lucas / Divulgacao / CP
“Caliban, a Tempestade de Augusto Boal” é o mais recente trabalho da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, que celebra seus 39 anos, com pré-estreia neste domingo, às 16h, no Parque da Redenção. A estreia será dia 29 deste mês, na cidade paraibana de Campina Grande, no lançamento nacional da 20ª edição do Palco Giratório Sesc, festival em participará como grupo convidado.

A encenação foi criada a partir do texto “A Tempestade”, que Augusto Boal escreveu em 1974, em resposta ao texto homônimo de Shakespeare. Na ocasião, o autor estava no exílio, quando os movimentos sociais latino-americanos sofriam uma grande derrota, frente ao imperialismo dos EUA, sendo reprimidos pelas ditaduras. Dado o atual momento político brasileiro, de retrocesso dos direitos sociais e pela onda conservadora que assola a América Latina, o grupo resolveu montar a obra.

A história é vista pela perspectiva de Caliban, metáfora dos seres originários da América, dizimados e escravizados pelos colonizadores, representados por Próspero, tão perverso quanto os nobres europeus que usurparam o seu poder. A aliança entre Miranda, filha de Próspero e Fernando, príncipe de Napoles, se deu por interesses capitalistas. E Ariel aqui está a serviço da ordem constituída; sendo que Caliban, mesmo escravo, é o único que resiste.

Correio do Povo