person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

“O Homem e a Mancha”, de Caio Fernando Abreu, ganha montagem especial

Texto do gaúcho foi apresentado pela primeira vez há 20 anos

Caio Fernando Abreu morreu nove meses antes da estreia da montagem | Foto: Miguel Quesada / Divulgação / CP
A montagem “O Homem e a Mancha”, última obra do gaúcho Caio Fernando Abreu, ganha uma releitura comemorativa dos seus 20 anos e será apresentada em seu palco de estreia, o Theatro São Pedro (Pça. Mal. Deodoro, s/n), numa homenagem dos amigos Marcos Breda e Luís Artur Nunes ao autor do texto. O dia escolhido, não poderia ser mais especial: 12 de setembro, data em que o escritor completaria 68 anos. A partir das 21h, o público poderá assistir à peça, cujos ingressos podem ser comprado por R$ 20,00 (inteira) na bilheteria do teatro.

Depois de passar por Porto Alegre, “O Homem e a Mancha”, originalmente uma leitura dramatizada, tem apresentação em Canoas, na quinta-feira, no Teatro do SESC (Guilherme Schell, 5340). A nova montagem inclui uma abordagem multimídia com vídeos, imagens e momentos do espetáculo na sua estreia. Em cena estão Breda e Luís Artur num contexto ora épico, ora dramático, no palco despido de grandes cenários: duas cadeiras, duas mesas, uma máquina de escrever e um telão, ajudam a contar a história.

A autor do texto também entra em cena; no telão, Caio aparece lendo a primeira rubrica da peça. “Caio não pode assistir à nossa montagem. Por pouco. Infelizmente partiu antes da sua estreia. Lembramos ainda, com uma ponta de tristeza, o seu pedido para que não demorássemos a realizá-la, ciente de que o tempo que lhe restava era curto”, afirma Luís Artur, lembrando a morte do amigo em de fevereiro de 1996, nove meses antes da primeira realização.

A releitura dramatizada multimídia “Caio Fernando Abreu / 20 anos: O Homem e a Mancha” será apresentada um dia antes de se iniciar a programação oficial do Porto Alegre em Cena. Será uma espécie de abre-alas para o festival que ocupará a cidade no mês de setembro.

Correio do Povo