person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"O Relevo" traduz obras de edições anteriores da Bienal do Mercosul

Mostra de Lenora Rosenfield proporciona experiência sensorial tecnológica

Mostra pode ser conferida desta sexta até 02 de junho | Foto: Divulgação / CP
Inaugura nesta semana no Centro Cultural Ceee Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), em Porto Alegre, a exposição "O Relevo", na qual a artista plástica Lenora Rosenfield traduz obras que já estiveram presentes ao longo de dez edições da Bienal do Mercosul e proporciona uma experiência sensorial tecnológica. A visitação ocorre de sexta-feira até o dia 02 de junho, de terças a sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é gratuita.

As obras que compõem "O Relevo" foram desenvolvidas com a técnica inédita de afresco sintético, criada por Lenora, e interpretadas nas mesmas dimensões e cores das originais, para que possam ser compreendidas e experimentadas por deficientes visuais por meio do toque. Os visitantes com visão também poderão aproveitar as sensações da mostra, já que o ambiente com baixa luminosidade nivelará a percepção de todos os presentes.

A experiência tecnológica acontece por meio de uma luva, criada em uma parceria da artista com a empresa ThoughtWorks Creative Technology Consultants. Com o acessório, desenvolvido por plataformas próprias para aplicação de placas e chips em tecidos e vestimentas, os visitantes poderão enxergar os trabalhos de Lenora com a ponta dos dedos.

Entre as 12 obras em destaque, dez traduções e duas autorais, estão "A Negra", de Tarsila do Amaral (Brasil); "Composición V", de Maria Freire (Uruguai); “B.iB portrait #8”, de Kimani Beckford (Jamaica); “Composição”, de Fernand Léger (França) e "Bomba", de Renzo Assano e Laila Terra (Brasil). Já as peças autorais de Lenora retratam os continentes e representam o elo que conecta todos os trabalhos da mostra, criados por artistas de diversas regiões do mundo. O conjunto poderá ser apreciado no catálogo que acompanha a exposição.

Correio do Povo