person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

O sanfoneiro Theo Lustosa lança álbum

Trabalho recupera dueto entre Dominguinhos e Zeca Baleiro

O sanfoneiro mineiro Theo Lustosa lança álbum autoral | Foto: Weber Pádua / Divulgação / CP

O sanfoneiro mineiro Theo Lustosa lança nesta sexta-feira o álbum autoral “Serranias”. O destaque fica por conta de “Menino Angola” (Theo Lustosa / Paulinho Motta), que traz um dueto de Zeca Baleiro e Dominguinhos. A parte de Dominguinhos foi gravada em 2004, nove anos antes da sua morte, e recuperada em 2019.

Serranias

O termo ‘serra’ se refere ao forró pé de serra, com formação de sanfona, zabumba e triângulo, tradicionalmente tocado nas festividades do nordeste, ao pé das serras do sertão. O projeto “Serranias” tenta fazer esta conexão, uma união imaginária entre as serras de Minas Gerais e as serras do nordeste do país. 

Uma forma lúdica de Theo Lustosa para tentar ilustrar o quanto a música brasileira é diversa e ao mesmo tempo pode se conectar de forma única. De acordo com ele, o disco é uma mistura da Serra do Curral, em Belo Horizonte, com a tão cantada Serra do Araripe, próxima a Exu, terra de Luiz Gonzaga. Ou uma mistura da Serra do Espinhaço, que corta Minas Gerais e Bahia, com a região do Planalto da Borborema, também conhecida como Serra da Borborema, que faz a transição do litoral com o sertão do nordeste, onde está Garanhuns, terra do saudoso mestre Dominguinhos.

Também participam do álbum os músicos mineiros Bárbara Barcellos, representante do Clube da Esquina, e Maurício Tizumba, representante do congado em Minas Gerais. Além do cantor do tradicional grupo de forró Trio Potiguá (RN), Severo Gomes.

 

 

 

Arte & Agenda