person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obama parabeniza Bob Dylan, um de seus "poetas favoritos"

Presidente dos EUA disponibilizou link para lista com 75 músicas do cantor no Spotify

Em 2012, ele recebeu das mãos de Obama a Medal of Freedom, a honraria civil mais importante dos EUA | Foto: Mandel Ngan / AFP / CP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou nesta quinta-feira o compositor Bob Dylan como um de seus "poetas favoritos", ao felicitá-lo pelo Prêmio Nobel de Literatura. "Felicitações a um dos meus poetas favoritos, Bob Dylan, por um bem merecido prêmio Nobel", escreveu na conta da presidência americana na rede social Twitter.

• Bob Dylan, a voz enigmática de um poeta

Em sua mensagem, Obama disponibilizou um link para uma lista com 75 músicas no Spotify, que incluía clássicos de Dylan como "Blowin' in the wind", "The times they are a'changin'", "Like a rolling stone", e "Mr. Tambourine man", entre outras.

Dylan foi premiado por ter "criado novas formas de expressão poética dentro da grande tradição da música americana". Robert Allen Zimmerman, 'Bob Dylan', um neto de imigrantes judeus procedentes da Rússia, nasceu em 24 de maio de 1941 em Duluth (Minnesota). Aos 75 anos, continua percorrendo o mundo com uma gaita e um violão em uma turnê batizada como "Sem Fim", cuja próxima parada está prevista para esta quinta-feira em Las Vegas, Estados Unidos.

• Conheça os livros de Bob Dylan publicados no Brasil

Mais cedo, o escritor britânico Salman Rushdie, um dos que sonhavam com o Nobel de Literatura concedido nesta quinta-feira, declarou que o vencedor do prêmio, Bob Dylan, foi uma excelente escolha. "De Orfeu a Faiz, canção e poesia sempre estiveram estreitamente ligadas", escreveu o romancista no Twitter, aludindo ao personagem mitológico grego e ao poeta paquistanês Faiz Ahmed Faiz. "Dylan é o brilhante herdeiro da tradição do bardo. Excelente escolha", declarou o autor do controvertido "Versos satânicos".

AFP