person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Orquestra da Ulbra executará Magnificat pela primeira vez em Porto Alegre

Apresentação com entrada franca ocorre em 7 de dezembro

Orquestra da Ulbra executará Magnificat pela primeira vez em Porto Alegre | Foto: Nathan Carvalho / Divulgação / CP
Sob a regência de Tiago Flores, a Orquestra da Ulbra será a primeira a executar a rara composição Magnificat, de Tomaso Albinoni (1671-1745) no último concerto da temporada 2014 em Porto Alegre. Apresentação com entrada franca será no dia 7 de dezembro, domingo, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, na Capital. “Nós fizemos um esforço, pois é uma partitura difícil de conseguir e de uma beleza igualmente rara. Vai ser um concerto muito bonito!”, revela entusiasmado Tiago Flores, maestro da Orquestra.

Tomaso Giovanni Albinoni foi um compositor barroco italiano, nascido na República de Veneza. Famoso em sua época como compositor de óperas, atualmente é mais conhecido por sua música instrumental, parte da qual é regularmente regravada. Massificou sua música, mas graças a seu talento melódico e estilo pessoal foi tão popular na época quanto Arcangelo Corelli e Antonio Vivaldi. Grande parte de seu trabalho foi perdido na Segunda Guerra Mundial, com a destruição da Biblioteca Estadual da Saxônia, durante o bombardeio de Dresden, em fevereiro de 1945. Por isso, pouco se sabe sobre seu trabalho a partir de meados da década de 1720.

Além da composição de Albinoni, haverá a execução de outra versão de Magnificat, escrita por Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736); e dois Concertos Grossos (Op. 3 Nº 4 in F major e Op. 3 Nº 5 in D minor), de Georg Friedrich Händel (1685-1759).

Correio do Povo