person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Orquestra de Câmara da Ulbra abre série "Domingo Clássico" neste final de semana

Apresentação acontece neste domingo, na Associação Leopoldina Juvenil , às 19h

Repertório contará com obras de compositores do período Barroco Italiano | Foto: Nathan Carvalho / Divulgação / CP
A Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada neste final de semana da série "Domingo Clássico" - que há 14 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). Para o concerto de abertura, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com obras de compositores do período Barroco Italiano: Giovanni Battista Pergolesi, Antonio Vivaldi, Arcangelo Corelli e Giuseppe Torelli. A apresentação acontece a partir das 19h.

O destaque do espetáculo fica por conta da execução de Stabat Mater, com música de Pergolesi. Trata-se de um hino do século XIII, conhecido como Dolorosa, um dos mais pungentes e diretos poemas medievais que medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus, durante a crucificação. A obra, escolhida em função da proximidade com a Páscoa, será cantada por Angela Diel (mezzo-soprano) e Raquel Fortes (soprano).

Na sequência, a Orquestra apresenta Sonata a 4 em MIb M - “Al Santo Sepolcro”, de Vivaldi - um dos maiores nomes do período Barroco. O programa segue com Concerto Grosso Op. 6 n.1, de Corelli – compositor reconhecido por ter contribuído de modo decisivo para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento, conquistando definitivamente a corte. Esta obra terá solo de Émerson Kretschmer (violino), Marcio Cecconello (violino) e Alexandre Diel (violoncelo).

O espetáculo se encerra com Concerto para orquestra de cordas - Op 6 n. 1, de Torelli, contemporâneo de Corelli, que teve grande importância no desenvolvimento do Concerto Grosso (forma característica do período Barroco, estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra)

Correio do Povo