person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Orquestra de Câmara Unisc estreia no Theatro São Pedro nesta quarta

Sob regência do maestro Leandro Schaefer, grupo tocará duas importantes serenatas

Orquestra de Câmara Unisc estreia no Theatro São Pedro nesta quarta | Foto: Divulgação / CP
A Orquestra de Câmara Unisc, da Universidade de Santa Cruz do Sul, fará seu primeiro concerto no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº), em Porto Alegre, nesta quarta-feira. Sob regência do maestro Leandro Schaefer, a apresentação ocorre às 20h, com entrada gratuita, reunindo duas das mais importantes serenatas do repertório para orquestra de cordas.

A Serenata para Cordas em Mi maior op. 22, de Antonin Dvorak, foi composta em apenas duas semanas, em maio de 1875, mesmo ano em que compôs a sua 5ª Sinfonia. A obra estreou em Praga, em 1876, contribuindo para a ascensão de Dvorak enquanto compositor. Formada por cinco movimentos, a serenata combina um estilo cantabile, uma valsa lenta, estilo humorístico, beleza lírica e exuberância.

Já a Serenata para Cordas em Dó maior op. 48, de P. Tchaikovsky, foi composta em 1880 e teve a sua estreia no ano seguinte, em São Petersburgo. É uma das obras mais conhecidas do compositor. Formada por quatro movimentos, a serenata tem uma mistura de imitação de estilo de Mozart e a musicalidade e a expressividade visceral da música russa. Tchaikovsky registrou a sua intenção de sonoridade da obra escrevendo na partitura que ela devia ser tocada pelo maior número de músicos possível.

Correio do Povo