person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Os 94 anos do Cine Theatro Capitólio

Uma programação especial será realizada na noite do dia 12 de outubro, com uma sessão única de dois filmes que tratam sobre a ícones da cultura do Rio Grande do Sul

Os 94 anos de vida no prédio Cine Theatro Capitólio | Foto: AlexRocha/ SMC/PMPA/ Divulgação

Para comemorar os 94 anos do prédio Cine Theatro Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085) uma programação especial será realizada na noite do dia 12 de outubro de 2022, abrigando em uma sessão única a apresentação de dois importantes filmes que tratam sobre a ícones da cultura do Rio Grande do Sul.  A sessão gratuita será às 19h30min, com retirada de senha, 30 minutos antes da sessão.


Foto: Ricardo Giusti

Edificação da Cinemateca

A edificação que hoje sedia a Cinemateca Capitólio foi originalmente construída para sediar o Cine-Theatro Capitólio. Inaugurado em 12 de outubro de 1928 e extinto em 1994, o cinema passou por várias transformações ao longo de sua história.  O Capitólio foi projetado e construído pelo arquiteto e engenheiro italiano Domingos Fumo Rocco como um cine-theatro amplo e elegante, dotado de palco e tela e com cerca de 1300 lugares. Configurado internamente segundo o modelo do teatro italiano, contava com plateia no térreo, galerias laterais superiores dispostas em forma de ferradura. 

Programação Festiva: 

Tangos e Tragédias para sempre - Será exibido pela primeira vez o filme 'Tangos e Tragédias para sempre", com direção de Aloisio Rocha. O longa documental resgata, a partir de um recorte da história, o lendário show, recordista de apresentações no Theatro São Pedro, criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky.

Amigo Lupi - Recentemente digitalizado, será exibido como abertura do evento o curta-metragem "Amigo Lupi", documentário de 1992 dirigido por Beto Rodrigues e produzido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura. O filme integra o acervo da Cinemateca Capitólio, sendo uma importante obra que resgata a história de Lupicínio Rodrigues.
 
Além das atividades festivas de exibição, será lançada neste dia a retomada do termo de cooperação cultural entre a Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual e a Fundação Cinema RS – FUNDACINE-RS e a parceria com a CEEE- Equatorial.

 

Correio do Povo